Ex-docente da UFPR e dentista do Coxa, Léo Kriger terá homenagem da CMC
Com mais de 30 anos docência no ensino superior, Léo Kriger receberá homenagem póstuma de Curitiba. (Foto: Arquivo/AEN)
Com 29 votos favoráveis, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) decidiram, nessa segunda-feira (12), que o cirurgião dentista Léo Kriger será homenageado com a denominação de um logradouro público da capital do Paraná. A iniciativa é do líder do governo, Tico Kuzma (PSD), que destacou que, nos anos 1980, ele trocou o jornalismo esportivo pela odontologia, tornando-se referência no ensino superior da área e dentista do Coritiba Football Club (009.00003.2023).
“Filho de pais poloneses, Léo nasceu em Curitiba no ano de 1942. Graduou-se em Odontologia na UFPR, tornando-se cirurgião dentista e docente na UFPR, PUC-PR e Tuiuti. Atendia no Edifício Tijucas, no Centro. Era um entusiasta do SUS e da saúde bucal. De 2011 a 2015, coordenou a política de saúde bucal no Paraná. Apaixonado pelo Coritiba, foi jornalista esportivo até os anos 1980, no Diário do Paraná, depois se tornando dentista do seu time de coração”, destacou Tico Kuzma.
Em nota oficial, por ocasião do falecimento do homenageado, o Coritiba lembrou que “em abril de 1961, Léo se inscreveu como sócio do Coxa”. “Em 1968, ele era o dentista oficial do clube e um colaborador ativo na gestão do ex-presidente Evangelino Costa Neves”, disse o clube, festejando os mais de 30 anos de docência de Kriger na Universidade Federal do Paraná. Kuzma acrescentou o ativismo dele na comunidade judaica, tendo presidido a Federação Israelita e o Centro Israelita do Paraná. Kriger morava em Israel há sete anos quando faleceu, em 2022, aos 79 anos de idade.
Utilidade Pública
Com a presença em plenário do vice-presidente do IDCP (Instituto de Desenvolvimento, Capacitação e Projetos Sociais), Antônio Carlos Caron, os vereadores da CMC deram 23 votos favoráveis à concessão da Declaração de Utilidade Pública à entidade social (014.00003.2023). O pedido da titulação partiu da vereadora Professora Josete (PT), que, em plenário, destacou o trabalho do coletivo do IDCP.
A Declaração de Utilidade Pública é emitida pela CMC após análise das comissões temáticas e serve como um atestado de bons antecedentes para quem tem a documentação aprovada, facilitando a realização de convênios com o poder público. “O título é muito importante para as entidades ampliarem os seus trabalhos. O IDCP estuda e se dedica a expandir projetos que trazem melhorias para a sociedade”, contextualizou Josete.
A homenagem póstuma a Léo Kriger e a Declaração de Utilidade Pública ao IDCP voltam à pauta da CMC na próxima terça-feira (13) para votação em segundo turno.
Fim do prazo
Termina, nessa segunda-feira, o prazo para os vereadores apresentarem emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 (013.00004.2023) e ao crédito adicional suplementar para reforma da Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga (013.00002.2023). As emendas serão analisadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, cabendo aos seus membros admiti-las, se estiverem tecnicamente aptas a ir ao plenário.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba