Evento vai debater assistência a moradores de rua e seus animais
Na terça-feira (28), a convite da vereadora Katia Dittrich (SD), a médica veterinária Mara Lúcia Gravinatti apresentará a representantes da Rede de Proteção Animal, da Fundação de Assistência Social (FAS) e das secretarias municipal e estadual de Saúde, na Câmara de Curitiba, sua pesquisa sobre controle de zoonoses. A reunião pública, agendada para começar às 14h, no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba, abordará a assistência às pessoas em situação de rua e seus animais de estimação.
A intenção é expor aos presentes os parâmetros que a médica veterinária Mara Gravinatti estipulou para seu mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o qual quer verificar se há contaminação cruzada entre pessoas e animais em situação de rua. “A pesquisa pretende coletar amostras do morador e do animal que ele cuida para checar a presença de leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e doença de Chagas. Vamos aproveitar para debater como lidar com os animais na necessidade de internação da pessoa, pois muitos deixam de se cuidar para não abandonar os bichos”, adiantou a vereadora.
Para Katia Dittrich, do debate entre a população e os técnicos podem aparecer sugestões para projetos de lei e outras ações do mandato. Mara Gravinatti formou-se na Universidade Estadual de Maringá e fez residência na UFPR, em Medicina Veterinária do Coletivo. Além dela, que já discute a realização da pesquisa com a Fundação de Assistência Social, participarão da reunião pública Lucyenne Gisele Popp Brasil Queiroz, chefe da Rede de Monitoramento e Proteção Animal de Curitiba, e Maria Alice Erthal, diretora de programas especiais da FAS.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba