Evento no MPT debaterá inclusão de PCDs no mundo do trabalho
A primeira reunião da Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho será realizada nesta sexta-feira (29), no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), a partir das 14h30. A criação desse fórum foi destacada em plenário na segunda-feira (25), pela Comissão de Acessibilidade da Câmara de Curitiba.
A Câmara de Inclusão funcionará como um “fórum”, reunindo representantes de órgãos públicos, empresas privadas, Ministério Público, gestores públicos, entidades de classe e pessoas com deficiência. O objetivo seria fomentar a discussão e a oferta de vagas para pessoas com deficiência (PCDs). O auditório do MPT fica na avenida Vicente Machado, 84.
Também foi destacado em plenário que a 2ª Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência e o Programa Acesso, ambos da Prefeitura de Curitiba, prestaram 8 mil atendimentos e cadastraram 400 pessoas interessadas em postos de trabalho. O último Censo do IBGE indica que Curitiba possui 355 mil pessoas em idade ativa que declararam possuir pelo menos um tipo de deficiência (física, auditiva, visual, intelectual, múltipla ou são reabilitados), o que representa 23% da população.
Comissão de Acessibilidade
Criada pela Câmara de Curitiba em agosto de 2013, a Comissão de Acessibilidade foi a primeira desse tipo entre as capitais do Brasil. No país, as câmaras municipais de Florianópolis, Rio de Janeiro e Cuiabá têm comissões que tratam dos direitos da pessoa com deficiência, mas em nenhuma capital o enfoque principal é a acessibilidade (saiba mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba