Evento marca primeiro ano de entidade feminina

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2009 18h50, última modificação 24/06/2021 07h34
Cerca de 200 mulheres participaram de evento comemorativo ao primeiro ano de fundação da União de Mulheres Líderes Comunitárias de Curitiba (Umulic), na tarde desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal. O encontro, iniciativa do vereador Denilson Pires (DEM), teve como finalidade, além de marcar a data, fazer uma retrospectiva, destacando as lutas, conquistas e objetivos da entidade. A apresentação foi realizada por meio de vídeo, que contemplou as reuniões internas e fotos de eventos importantes como os do Dia Internacional da Mulher.
Após o vídeo, a fundadora e presidente da Umulic, Maria da Paz Sena Basso, convidou as autoridades presentes para compor a mesa e fez pronunciamento ressaltando o objetivo geral da União. “Trabalhamos para unir forças e fortalecer a atividade de cada uma dentro de sua comunidade”, frisou, destacando que hoje a equipe conta com 86 mulheres de diferentes entidades sociais de todos os cantos da cidade. “Pretendemos, ainda, buscar novas líderes e capacitá-las para que, juntas, possamos realizar um trabalho mais forte e abrangente”, acrescentou.
Na defesa do papel desempenhado pelas mulheres, Maria da Paz afirmou que as verdadeiras lideranças comunitárias lutam pelos outros, para suas comunidades, e não para si mesmas ou somente pelas suas famílias. “A figura da líder é essencial, pois é ela quem encaminha as necessidades da comunidade à administração pública e ajuda a organizar a cidade na base”, disse. Também defendeu a criação de parcerias e a busca de verbas e equipamentos para continuar promovendo eventos culturais voltados à família,  esporte, lazer, meio ambiente, entre outros.
Participação
Entre os vereadores presentes, estavam Renata Bueno (PPS), Omar Sabbag Filho (PSDB), Juliano Borghetti (PP), Julieta Reis (DEM) e Noemia Rocha (PSDB). O primeiro a falar foi Sabbag Filho, que ressaltou a dedicação e esforço de Maria da Paz. “Uma extraordinária conselheira que desempenha seu trabalho com clareza em prol da coletividade”, avaliou o parlamentar.
Em seguida, Renata Bueno parabenizou a equipe, se colocando à disposição para realizar um trabalho conjunto. “Nossa evolução não depende somente de nós, políticos, mas da união de forças com pessoas como vocês, que abdicam muitas vezes do convívio com familiares para desenvolver um trabalho fundamental para o fortalecimento de nossa cidade.”    
O papel do líder comunitário foi lembrado por Juliano Borghetti. “A função do líder comunitário é orientar e organizar a sua comunidade em relação aos seus deveres e direitos”, disse o parlamentar, que, como administrador da regional do Pinheirinho, entre 2004 e 2008, desenvolveu diversos trabalhos em parceria com a União.