Estudantes visitam a Câmara para conhecer trabalho dos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 20/10/2017 17h15, última modificação 21/10/2021 09h41

A Câmara Municipal de Curitiba possui um programa de visitação destinado a atender grupos de crianças, jovens e adultos que queiram saber como o Legislativo funciona. Nesta semana, três escolas puderam conhecer as dependências da Casa.

Na tarde desta sexta-feira (20), alunos dos 4° e 5° anos do Colégio Nova Geração conversaram com o vereador Pier Petruzziello (PTB), que contou como é a rotina de um parlamentar. “De segunda a quarta estamos em plenário, votando leis para melhorar Curitiba”, relatou.

“Como é trabalhar como vereador?” Essa foi a pergunta do aluno do 5° ano, Lucas Ratton, ao final do bate-papo com Pier. O vereador acredita que seu trabalho é “inspirador” e que faz a diferença na vida de várias pessoas da cidade. “Fui autor de um projeto que instituiu a Semana de Conscientização do Autismo, pois conversei com a mãe de uma criança autista e ela me contou sobre os preconceitos que seu filho vivia diariamente. Foi um projeto muito bonito”, completou.

De acordo com a professora Ísis Gattieli, a visita à Câmara faz parte de um projeto da escola que envolve os alunos no ambiente político. “Os alunos do 4° ano aprendem as funções de cada um dos três poderes e, no final do ano, promovem uma eleição. Já os estudantes do 5° ano cumprirão o mandato, exatamente como previsto na Constituição brasileira”, explicou.

Colégio Bom Jesus
Os alunos Colégio Bom Jesus visitaram o Palácio Rio Branco na tarde dessa quinta-feira (19) e também na manhã desta sexta-feira (20), guiados por servidores da Câmara de Curitiba. Para Elaine Stelnderg, professora do 4° ano, a visita foi importante porque os alunos estão aprendendo sobre os três poderes políticos do Brasil e a visita ajudará a contextualizar o aprendizado em sala de aula. “Conhecer o Legislativo, onde surgem as leis para a cidade, é fundamental para formar jovens cidadãos”, acredita. No final da visita, as crianças puderam conhecer as dependências do Palácio Rio Branco, tombado pelo patrimônio estadual.

Colégio Maria Deon de Lira
Na última segunda-feira (16), alunos do Colégio Estadual Maria Deon de Lira, que integram o núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), também visitaram a Câmara. Recepcionados pelo vereador Bruno Pessuti (PSD), os estudantes debateram sobre assuntos como o cartão transporte, Uber e mobilidade urbana.

Em bate-papo, Pessuti opinou sobre a venda do cartão transporte e também sobre a viabilidade do metrô na cidade. “O cartão transporte deveria ser vendido em qualquer estabelecimento. Isso incentivaria todos os curitibanos a usar o transporte público”, argumentou. “O metrô é uma ótima alternativa se não fosse tão caro. A longo prazo, poderá ser uma alternativa”, completou o vereador.

Quer agendar uma visita? Confira como participar aqui.

 

*Matéria elaborada pelo estudante de Jornalismo Luiz Kozak, especial para a CMC.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira