Estudantes visitam a Câmara para conhecer como surgem as leis

por Assessoria Comunicação publicado 06/10/2017 18h35, última modificação 21/10/2021 09h13

A equipe da Diretoria de Cerimonial da Câmara de Curitiba recebeu, nesta semana, estudantes de duas escolas do 4º ano do Ensino Fundamental. Na tarde desta sexta-feira (6) houve a visita de 14 alunos do Colégio Milenium. Eles receberam informações sobre a história da Casa – fundada junto com a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em 1693 –, o que faz um vereador e como nasce uma lei. Também puderam conhecer o plenário onde são votados os projetos.

“Estamos trabalhando com os alunos a parte de votação, ensinando o que é o voto, para que serve, e como estamos no mês de outubro que normalmente é quando acontecem as votações, decidimos fechar este projeto trazendo eles para a Câmara, que é onde são feitas as leis da nossa cidade”, contou a coordenadora pedagógica da escola, Julia Domingues de Melo. Para ela, a visita auxiliou no entendimento da questão: “Acredito que fechou com chave de ouro o assunto que eles estavam aprendendo em sala”.

“Estamos trabalhando o poder do voto e começamos a apresentar todo esse mundo da eleição. Trabalhamos a História do Brasil e a questão do voto, que surgiu a partir do Brasil República. A ideia é que eles conheçam um pouquinho da realidade do povo que eles elegem. Futuramente na sala vamos começar a exercer a política: organizar uma eleição, mini projetos de leis. Então eles tinham que conhecer esse ambiente para conseguir levar ele para sala de aula”, relatou a professora da turma, Aline de Souza Cristo.

Para as crianças, a atividade serviu de incentivo. “Gostei muito dessa visita. Foi muito importante pra mim e quando eu crescer quero ser vereadora, quero melhorar o trânsito, quero melhorar tudo”, afirmou Laiz Eduarda, de 11 anos.  “Foi legal vir aqui, aprendemos bastante coisa, tomamos até um café. Foi bom, porque depois eu vou saber [o que fazer] se eu for um vereador no futuro. Quando eu crescer eu vou querer botar ordem no tribunal”, garantiu Luiz Felipe Messias Andreoli, de 11 anos.

Escola Michel Khury
Alunos do 4º ano da Escola Municipal Michel Khury, do bairro Uberaba, visitaram a Câmara de Vereadores na quinta-feira (5). “É importante para eles que participem das decisões, sejam inseridos na sociedade [como] agentes transformadores]”, disse a professora Simone Nogueira de Lima. A atividade faz parte do projeto Política e Cidadania, realizado pela instituição, em que os estudantes acompanham notícias veiculadas sobre o tema e o quadro político atual.

Programa de visitação
A Câmara possui um programa de visitação destinado a atender grupos de crianças, jovens e adultos que queiram saber como o Legislativo funciona. Confira aqui como participar.