Estudantes visitam a Câmara de Curitiba para projeto de cidadania
Alunos da Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Casa. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quarta-feira (29), a visita de 38 alunos da Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow, do bairro Vista Alegre. Os estudantes foram convidados pelo vereador Mauro Ignácio (União), que subiu à tribuna da CMC, no pequeno expediente, para registrar o projeto de cidadania desenvolvido pelos alunos sob a supervisão das professoras Jurema Jutempski e Raquel Leiani.
“Recebemos das mãos dos alunos uma carta, fruto deste projeto de cidadania. A carta mostra que as crianças estão olhando não somente para as necessidades da comunidade escolar, mas também para as das outras crianças que residem na região”, disse Ignácio. A carta contém reivindicações dos alunos para revitalização e melhoria das praças próximas à escola.
A carta foi elaborada por alunos do 2° ano e da Classe Especial, do turno da manhã, da Escola Nympha Peplow. “Ela foi encaminhada ao nosso mandato e também ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Hoje, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já está fazendo estudos para a melhoria dos espaços solicitados”, anunciou Ignácio.
A visita educacional é uma oportunidade para que os estudantes compreendam como as decisões tomadas na CMC afetam diretamente a vida dos cidadãos curitibanos. Durante a atividade, a equipe da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel apresentou a estrutura da Câmara de Curitiba aos alunos.
Escola do Legislativo mantém um programa de visitas guiadas à CMC
A Escola do Legislativo foi criada em 2013 para a promoção de ações visando à capacitação técnica e profissional de parlamentares e de servidores da Câmara de Curitiba. Em 2023, foi batizada como Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Com a série especial “Câmara na História”, a CMC quer sugerir um novo olhar sobre o nosso desenvolvimento. Com pesquisa dos jornalistas do Legislativo, os textos fazem uma linha do tempo do Brasil Colônia até os dias atuais. Confira aqui esses conteúdos especiais.
Saiba como agendar uma visita guiada na Câmara de Vereadores de Curitiba
As visitas à CMC duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Apesar de a maior parte dos agendamentos ser feita por instituições de ensino, o programa atende a outros grupos, como comitivas de outras cidades (até mesmo de fora do Brasil), participantes de congressos e turmas da melhor idade. São proibidos, apenas, o porte de armas e a entrada com bebidas alcoólicas, objetos que possam causar lesões ou ferimentos e, para crianças a partir de 10 anos, o uso de chinelos, bermudas e shorts.
As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, tanto pela manhã quanto no período da tarde. Para realizar o agendamento, basta preencher um formulário online no site institucional.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba