Estudantes visitam a Câmara de Curitiba
Na escola estamos estudando o período da história que marcou o Iluminismo, onde é mostrado o nascimento dos poderes Legislativo e Executivo e como as coisas foram acontecendo. Queremos fazer uma ponte com os dias de hoje. A afirmação é da professora de História Daniela dos Santos Souza, da Escola Palmares, que acompanhou, nesta segunda-feira (21), visita dos alunos da 7ª série à Câmara Municipal de Curitiba. Os estudantes foram recepcionados pelo vereador Jair Cézar (PTB), 1º vice-presidente da Casa, que explicou como funciona os trabalhos no Legislativo, além de falar sobre o prédio, tombado pelo patrimônio histórico, que tem mais de 100 anos e já foi sede da Assembléia Legislativa. Disse que está exatamente como foi construído e onde foi instalada a Câmara, em 19 de março de 1683, o que é fantástico ressaltou o parlamentar.
Jair Cézar disse, ainda que, a Câmara está sempre de portas abertas para a participação do público e que a imprensa circula livremente pela Casa. Solicitou que os alunos voltassem sua atenção também para a política. Segundo o vereador, tudo passa pela decisão política. Vocês precisam conhecer todas as ramificações da cidade. Como funciona o sistema funerário, passando pelo alimentar até o de lixo. Por exemplo, se todas as escolas levassem seus alunos para visitar o aterro da Cachimba, a coleta do lixo reciclável aumentaria em muito, pois as pessoas teriam mais consciência da importância da separação do lixo orgânico do reciclável, frisou. Como mensagem aos estudantes, o vereador frisou que devem sonhar alto, pois todos os sonhos são válidos, mas não percam nunca a visão da universidade, pois nada se resolve senão com a cultura.
Jair Cézar disse, ainda que, a Câmara está sempre de portas abertas para a participação do público e que a imprensa circula livremente pela Casa. Solicitou que os alunos voltassem sua atenção também para a política. Segundo o vereador, tudo passa pela decisão política. Vocês precisam conhecer todas as ramificações da cidade. Como funciona o sistema funerário, passando pelo alimentar até o de lixo. Por exemplo, se todas as escolas levassem seus alunos para visitar o aterro da Cachimba, a coleta do lixo reciclável aumentaria em muito, pois as pessoas teriam mais consciência da importância da separação do lixo orgânico do reciclável, frisou. Como mensagem aos estudantes, o vereador frisou que devem sonhar alto, pois todos os sonhos são válidos, mas não percam nunca a visão da universidade, pois nada se resolve senão com a cultura.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba