Estudantes japoneses visitam a Câmara
Uma delegação de estudantes de escolas agrícolas da província de Gifukenjinkai, Japão, chegou em Curitiba nesta terça-feira (19) e visitou a Câmara Municipal, onde foram recebidos pelos vereadores Jairo Marcelino (PDT), terceiro secretário da Casa, e Tico Kuzma (PPS). O objetivo da viagem é fazer com que conheçam a diversidade da economia agrícola do Paraná, de outros Estados e também da Holanda, visando prepará-los tecnicamente, além de ampliar a sua visão do setor. Os 10 alunos foram escolhidos dentre 3.000 candidatos e atuarão no setor primário da produção, como expoentes do desenvolvimento da agricultura japonesa.
Liderados pelos professores Yasuro Sagasaki e Nobuhiko Isaji, conversaram com os vereadores sobre os fatores e diretrizes que fizeram de Curitiba exemplo de gestão ambiental e o que despertou o cuidado das autoridades com a questão ecológica. "Curitiba, nos anos 70, tinha problemas sérios com o desmatamento", explicou Jairo Marcelino, "mas, com o replantio em bairros, a exemplo do Boa Vista, onde quase não havia mais árvores, a vegetação foi recuperada", acrescentou. Marcelino também falou de leis vigentes na cidade, como a que proíbe a construção de calçadas sem deixar uma parcela de 30% do terreno sem nenhum revestimento, para evitar a impermeabilização do solo e os alagamentos, a exemplo do que ocorre em São Paulo.
Diferenças culturais e da organização política do Brasil e do Japão, que é uma monarquia parlamentarista, também foram comentadas. "Essa diálogo cultural é muito importante, podemos aprender muito com ele", afirmou Tico Kuzma.
Essa é a 28ª visita de delegações de estudantes agrícolas da província de Gifukenjinkai ao Paraná.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba