Estudantes japoneses visitam a Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 27/07/2004 00h00, última modificação 05/05/2021 10h44

Uma comitiva formada por estudantes do segundo grau e professores da província de Ghifu, no Japão, esteve em visita à Câmara Municipal nesta segunda-feira (26), quando foi recebida pelo presidente, vereador João Cláudio Derosso. Os alunos integram a 27ª turma de formandos da Escola de Agronomia de Ghifu, cujos estudantes já vieram outras quatro vezes a Curitiba para trocar experiências e aprender novas técnicas usadas na agricultura de um modo geral, para serem empregadas no Japão. Conforme os visitantes, é muito importante o conhecimento das ações aqui implantadas, uma vez que são grandes as diferenças no campo agrícola.
Derosso expôs detalhes de alguns programas bem sucedidos da capital na área agrícola, como o Câmbio Verde, que possibilita a troca de lixo reciclável por hortifrutigranjeiros e beneficia milhares de famílias de baixa renda. Os estudantes também obtiveram informações da lei, de autoria do parlamentar, que cria o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (Purae), determinando a adoção de medidas de preservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação de água nas novas edificações da cidade, além da conscientização dos usuários sobre a importância da conservação do produto.
O presidente do Legislativo falou, ainda, sobre a separação de dejetos de animais nas fazendas, através de um aparelho biodigestor, ação fiscalizada pela Secretaria da Agricultura, e o sistema de aplicação dos herbicidas nas propriedades rurais, destacando os cuidados tomados para que os produtos não sejam lançados perto dos rios e possam alcançar os lencóis freáticos.
Depois de Curitiba, a comitiva seguirá para a Holanda, onde também conhecerá as técnicas que o país utiliza na agricultura, principalmente o sistema de irrigação e plantação de hortaliças orgânicas. Os estudantes e mestres fizeram uma exposição das principais diferenças entre a agricultura japonesa e brasileira, ressaltando o clima muito úmido do Japão e as principais culturas lá desenvolvidas.