Estudantes do Colégio Santa Maria debatem o papel do vereador

por Assessoria Comunicação publicado 17/06/2016 16h20, última modificação 07/10/2021 09h07

Para discutir o papel do vereador e conhecer a exposição “Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade”, 35 alunos do 9º ano do Colégio Marista Santa Maria visitaram a Câmara Municipal, na tarde desta sexta-feira (17). Os estudantes têm 13 e 14 anos e foram recepcionados pelo vice-presidente da Câmara, Felipe Braga Côrtes (PSD).

O grupo fez um tour pelas galerias do Palácio Rio Branco, onde estão expostas 100 fotos que retratam a evolução da cidade. “Vocês podem ver a diferença do transporte, por exemplo. Antes os bondes, hoje os ônibus. Ou então a diferença entre o passado e o presente na arquitetura, no urbanismo e no vestuário. A ideia é que o visitante possa identificar alguns elementos que já estavam no passado e foram preservados. Por outro lado, muita coisa mudou”, destacou o diretor de Comunicação da Câmara, Filipi Oliveira.

O professor de filosofia, Bruno Pontes de Souza, teve a iniciativa de trazer os jovens até o plenário da Câmara para que todos também pudessem entrar em contato com um espaço público de exercício político. “Nós desenvolvemos um estudo sobre política durante todo o ano na nossa disciplina e trabalhamos o projeto do Plenarinho, que é de educação política dentro da escola. É uma proposta da Câmara Federal que adaptamos para uma realidade municipal no ano passado. Então, nós fazemos um evento dentro da nossa escola, em que nós trazemos o prefeito e os vereadores para verem o trabalho dos alunos, que, durante todo o ano, elaboram projetos de lei para a cidade e depois os apresentam para as autoridades políticas”, relata Bruno.

No plenário, Braga Côrtes explicou o que faz o vereador, como funciona o processo de votação e que tipo de projetos são aprovados ou rejeitados na Câmara. “Vocês precisam pensar na cidade. O que Curitiba precisa? No ano passado, votamos o Plano Diretor, que revisou o planejamento da cidade para os próximos 10 anos. Também votamos projetos de segmentos específicos, como minha ideia, que virou lei, das caixas dos motoboys”, destacou.

A aluna Valentina Ramos, de 13 anos, conta que sempre se perguntou o que acontecia nos bastidores políticos da cidade. “Eles [os vereadores] decidem tudo para Curitiba. Eu nunca imaginei como seria todo esse processo de decisão e onde ele acontece. Eu tô achando muito bacana descobrir um pouco mais sobre a minha cidade”, declara. Quanto à exposição, Valentina diz que “adorou ver as imagens antigas” de Curitiba e observar, nas fotografias, “alguns fatos estudados por eles nas aulas de História”.