Estudantes do Colégio Medianeira visitam a Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2009 17h45, última modificação 28/06/2021 06h43
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) recebeu, nesta sexta-feira (09), estudantes do ensino médio do Colégio Medianeira, no plenário da Câmara Municipal de Curitiba. Os jovens fazem parte de um projeto de pesquisa interdisciplinar da instituição, que propõe aos alunos acompanhar, durante o ano letivo, temas como a relação entre os jovens e a cidadania, as dinâmicas do emprego e desemprego em Curitiba e o planejamento e execução do orçamento do município. "A iniciativa de trazer os estudantes até a Câmara para conversar com os vereadores é importante. Assim, o Medianeira faz a sua parte para aumentar a participação política. Esses jovens precisam saber que podem definir o futuro do Estado. A última eleição para governador no Paraná, por exemplo, foi decidida por pouco mais de cinco mil votos. Com certeza, o número de adolescentes com mais de 16 anos de idade que deixou de votar é muito maior que isso", afirma o vereador, que também foi aluno do Colégio Medianeira.
Acompanhados da professora de história Geralda Edna Ladeia Colen, os estudantes aproveitaram para conversar sobre os investimentos da prefeitura em saúde e educação, o andamento das obras para a Copa de 2014 e a possibilidade de recursos públicos serem injetados no estádio do Clube Atlético Paranaense, a importância das administrações regionais para os bairros da cidade e a segurança dentro dos ônibus de transporte público da capital. "O grande problema da minha geração, da geração de vocês, é a segurança pública. É preciso muito efetivo policial e mais monitoramento. A cidade nunca está pronta, ela não para de crescer. Hoje, muitas vezes as pessoas passam por um rio e nem percebem que foram parar em outro município. Teremos que aprender a tratar dessas questões em conjunto com as demais cidades da Região Metropolitana de Curitiba", explicou o vereador, disponibilizando para o conjunto dos estudantes cópia do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), para que pudessem se inteirar melhor da gestão do município.
Os estudantes perguntaram quais seriam, na opinião do vereador, os motivos para o descrédito da população nos políticos e se ele considerava que os jovens  participavam da política. "Eu entendo a preocupação de vocês. Por isso, é preciso separar quem está na política pelo bem das pessoas, que possui vocação para isso, e quem entrou só para se beneficiar. Eu acho que o problema reside na impunidade. As pessoas precisam ser responsabilizadas pelos erros que cometem. A imunidade parlamentar que os deputados e senadores possuem, por exemplo, deveria se restringir à vida parlamentar", pontuou o vereador, que indicou a internet como uma novidade importante para a participação dos jovens na política. "Hoje, você digita o nome do candidato em um site de busca e já sabe tudo sobre a vida dele. O nível de informação é muito maior. A internet criou um outro mundo. Vocês precisam aproveitá-lo e não deixar de votar. O voto dos jovens é muito importante", concluiu.