Estudantes conhecem o funcionamento da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 30/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h57

Alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Opet, unidade Bom Retiro, assistiram às sessões plenárias desta semana, na Câmara Municipal de Curitiba. Segundo o professor Daniel Cardoso, de História, a visita integra o projeto Combate à Erradicação do Analfabetismo Político, desenvolvido pelo estabelecimento de ensino desde o início do ano. “A idéia é que os alunos tenham contato direto com a política, principalmente neste ano eleitoral, e participem do processo com raciocínio”, afirma Emerson Nunes, docente de Matemática, que acompanhou uma das turmas.
A meta do projeto é mostrar aos futuros eleitores o papel dos vereadores, o funcionamento do Legislativo e Executivo, além de proporcionar o contato dos estudantes com os parlamentares. “Os estudantes não sabem a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A visita esclarece esta dúvida”, diz Sandra de Deus, professora de Português.
Outra proposta é envolver todas as matérias na iniciativa, promovendo um projeto interdisciplinar. “Apresentamos aos alunos uma situação real e que eles devem discutir, resolver e, também, apresentar sugestões”, diz Nunes, acrescentando que “no caso da matemática, utilizamos as ferramentas que eles já têm conhecimento, como o Excel, aprendendo cálculos estatísticos. Em Português, passam a saber como se escreve um ofício e assim sucessivamente”.
O projeto Combate à Erradicação do Analfabetismo Político é composto por três etapas. A primeira já foi desenvolvida em sala de aula, com o objetivo de mostrar as condições sociais de cada família, quando os alunos aprenderam a fazer planilhas e cálculos matemáticos. A segunda é esta, de visita à Câmara de Curitiba, e a terceira prevê a presença dos candidatos a vereadores e a prefeito no Colégio, para debates sobre política com a comunidade. A iniciativa, que conta com o auxílio do Movimento pela Ética na Política (MEP), deverá continuar nos próximos anos. Além da Câmara Municipal, a idéia do colégio e também levar os alunos à Assembléia Legislativa do Paraná. Colegiado
Na escola os alunos ainda votam em um colegiado, em que elegem um vereador e um vice de cada turma, além de um ouvidor-geral (prefeito). O colegiado, em parceria com a direção da instituição, toma decisões e apresenta sugestões e problemas que devem ser sanados.