Estudantes conhecem atribuições do Legislativo e novo zoneamento

por Assessoria Comunicação publicado 07/10/2019 13h50, última modificação 11/11/2021 08h05

Em atividade relacionada à Semana da Gestão Pública, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita, na última sexta-feira (7), de um grupo de estudantes do colégio Positivo Internacional. Os alunos foram recebidos pelo vereador Mauro Ignácio (PSB), que falou sobre as atribuições do Poder Legislativo, e tiraram duvidas sobre a nova lei de zoneamento – aprovada no mês passado pela CMC – com o economista urbano Alberto Paranhos, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o IPPUC.

“Aproveitamos para destacar a independência que deve ser mantida entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), como eles podem acompanhar o trabalho dos governantes e participar das decisões”, explicou Mauro Ignácio. A atividade serviu como um complemento do que foi discutido em sala de aula pelo professor Ueberson Santos, que ministra aulas de geografia. Ele explicou que duas turmas de Ensino Médio, após aprenderem sobre os conceitos de urbanismo, conheceram o Plano Diretor e o Zoneamento e elaboraram uma série de perguntas, que serviram como fio condutor do debate. “Foi uma interação muito bacana, como em uma sala de aula”, avaliou.

Após uma apresentação sobre o que se pretende com a atualização do zoneamento, o técnico do IPPUC esclareceu dúvidas dos participantes sobre o incentivo a comércios e serviços nas pontas de setores estruturais, como vai funcionar a ampliação das atividades comerciais, de 100m² para 400m² em zonas residenciais, a priorização do uso habitacional na zona central, entre outras. “O IPPUC costuma receber estudantes, geralmente para falar de planejamento urbano, mas não sobre zoneamento. É estimulante ver jovens interessados por temas que afetam a cidade”, revelou Paranhos.

Os estudantes, que possuem entre 16 e 17 anos de idade, receberam a cartilha Manual do Cidadão, com orientações sobre o funcionamento da CMC, e conheceram as instalações do Legislativo, assim como o plenário do Palácio Rio Branco, onde são realizadas as sessões plenárias.  Para a aluna Sofia Helena Sato, a experiência de conhecer a Câmara foi “muito esclarecedora”, pois possibilitou aos estudantes entenderem melhor o trabalho dos vereadores, especialmente em relação à elaboração de leis. “Nos trouxe consciência sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais da Lei de Zoneamento”.

Gabriele Moro Arrata aprovou a visita e destacou que ela “agregou bastante em nosso conhecimento, para compreendermos como cada região de Curitiba é organizada”. Da mesma forma a estudantes Giulia Lucci Busnardo comentou sobre a importância de se compreender, “com mais profundidade”, o zoneamento da capital e como são votados e aprovados os projetos de lei que organizam o dia a dia dos curitibanos. O vereador Professor Euler (PSD) acompanhou parte da visita e informou aos alunos que eles podem sugerir projetos de lei diretamente aos parlamentares ou por meio da Comissão de Participação Legislativa, da qual é presidente.