Estudantes aprendem política na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 10/06/2010 16h50, última modificação 30/06/2021 07h41
Grupo com mais de 60 alunos dos cursos Técnico em Administração e de Logística do Colégio Estadual Santa Cândida esteve nesta quinta-feira (10), na Câmara de Curitiba, para conhecer o funcionamento do Legislativo. A vereadora Renata Bueno (PPS), autora da iniciativa, presidiu a mesa diretora. Além de estudantes e professores, a 7ª edição do Cidadão do Futuro recebeu autoridades locais e de outros municípios. O vereador Eurico Dino (PV), de Colombo, esteve presente para conhecer o projeto e implementá-lo no município.
A programação da atividade foi aberta com um vídeo institucional sobre o projeto da vereadora Renata Bueno. “O estudo transforma a vida dos cidadãos. O conhecimento do sistema político e o exercício do voto é direito e dever de todo o cidadão”, disse a advogada Ana Paula Barmann, ao proferir palestra destacando a importância da participação da sociedade na política e as funções dos vereadores. Ressaltou, ainda, a necessidade de observar o trabalho dos homens públicos e a obrigação dos cidadãos em cobrar a atuação dos políticos. Disse que o vereador é o agente político e parlamentar da estrutura constitucional mais próximo da comunidade, além de ter grande contato com os eleitor.
Mudança
“A ideia é inserir crianças e adolescentes no universo político, explicando o funcionamento, funções e atribuições da Câmara”, argumenta a parlamentar, que entregou a cada estudante cartilha com explicações sobre o Legislativo. Renata Bueno contou aos alunos que, como integrante da classe política, está desapontada com as atitudes de alguns colegas. Ressaltou que o momento, apesar de triste, é para mudanças e fiscalização.
A parlamentar incentiva “a participação dos jovens na política de forma mais ativa, apontando a importância do conhecimento dos deveres de cada representante público, pois só com o entendimento das atribuições é que podemos avaliar e, se necessário, fazer mudanças”.
Sessão
Depois da sessão de fotos com a vereadora, houve a simulação de sessão plenária. Os alunos que ocuparam os lugares dos vereadores apresentaram e colocaram em discussão os problemas enfrentados na comunidade e na escola. Transformado em projetos, o material foi entregue a Renata Bueno, que deverá levar à prefeitura. Entre as propostas apresentadas, há pedidos de construção de  posto de saúde no Santa Cândida, novas linhas de ônibus e iluminação.
Vários projetos renderam discussões. A proposta de Patrícia Gerlach (16), por exemplo, chamou a atenção de todos. “Há poucas creches em Curitiba. Precisamos de boa infraestrutura e aumento de funcionários na educação infantil. Mais creches que atendam em horário integral seria ideal para beneficiar maior número de usuários”, discursou a estudante.