EstaR, UPA, banheiros, Coldplay e mais notas do dia 28 de março
Estacionamento Regulamentado
Bruno Pessuti (Pode) abriu, na segunda parte da ordem do dia, a discussão de uma indicação ao Executivo de sua autoria. No entanto, após aparte de Amália Tortato (Novo) em apoio à sugestão, a sessão foi encerrada devido ao fim do tempo regimental. A ideia é que o poder público estude novas formas para a cobrança do Estacionamento Regulamentado (EstaR), como por meio de tags, a exemplo do Sem Parar (205.00049.2023). Pessuti disse ter recebido diversos relatos de usuários que teriam sido multados, mesmo tendo adquirido créditos em aplicativos credenciados, por descuido em não ativar o uso da vaga ou não esperar pela confirmação do aplicativo. Outro problema é quando a pessoa está sem celular ou bateria.
UPA CIC
Alexandre Leprevost (Solidariedade) repercutiu a visita da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social, na tarde dessa segunda-feira (27), à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) CIC (saiba mais). O presidente do colegiado lembrou que o problema, referente à demora para os atendimentos foi trazido à pauta pelo vereador Zezinho Sabará (União). A ideia, completou Leprevost, é que o serviço à população fique mais ágil. “Então a Comissão de Saúde está fazendo seu papel”, registrou. “Eu quero aqui parabenizar o vereador Zezinho pela preocupação com a comunidade na qual ele atua e dizer que a Comissão de Saúde está à disposição.”
Banheiros unissex*
Ezequias Barros (PMB) informou ter recebido denúncia de que alunos e alunas do Centro Municipal de Educação Infantil Hugo Peretti, no bairro CIC, estariam utilizando banheiros sem marcação de gênero. “Estive no CMEI, fui recebido pela diretoria da escola e fui alertado que outras escolas da regional do CIC também adotaram os banheiros únicos para uso de todas as crianças”, afirmou. “Quando eu apresentei a lei para banir os banheiros unissex fui praticamente linchado pela imprensa e a sociedade, mas essa situação que vem acontecendo em algumas escolas mostra que a lei é necessária”, finalizou Barros.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Show do Coldplay*
Os fogos de artifício utilizados durante o show da banda Coldplay que viraram alvo de críticas e questionamentos de um deputado estadual, foram rebatidos pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) durante fala no pequeno expediente da sessão desta terça-feira (28). “Foram dois dias de show e significou muito para o turismo de nossa cidade. E eu ainda tenho que ler nas redes sociais deputado querendo aparecer ao criticar o espetáculo e os fogos utilizados”, disse. O parlamentar ainda destacou que a turnê da banda busca aumentar o apoio à tecnologia verde, reduzindo assim o consumo e diminuindo as emissões totais de CO² do evento, “Até os fogos eram ecológicos senhor deputado. Foi um evento que merece elogio e que gerou muitos empregos. Não vou aceitar criticas infundadas ao setor de eventos”, finalizou.
Março Verde*
O vereador Osias Morais (Republicanos) usou o espaço no pequeno expediente para chamar a atenção à Campanha Março Verde, de conscientização sobre a importância da atenção primária em saúde visual e a atuação do profissional optometrista no Brasil. “No último sábado [25], a nossa Secretaria da Saúde promoveu o atendimento de 129 pessoas, abraçando essa importante causa dos optometritas”, relatou Moraes. O Março Verde foi instituído em Curitiba por meio da lei municipal 15843/2021.
Reciclagem do asfalto*
Hernani (PSB) usou a tribuna da CMC para destacar o processo de reciclagem asfáltica para os moradores do Bairro Alto e do Atuba. “Muitas dúvidas surgiram de como seria o processo de aplicação e de reciclagem do asfalto nas ruas dos bairros assistidos”, disse o parlamentar. Ele exibiu vídeo detalhando o processo de recuperação do pavimento, onde é usada uma máquina que tritura o antipó, que então é reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. O trabalho realizado pela coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas foi elogiado pelo vereador.
Sem comunicação*
Marcos Vieira (PDT) questiona a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre os motivos da falta de serviços de telefonia e internet em diversas unidades de ensino, entre elas as escola municipais Professor Germano Paciornik e Helena Wladimirna Antipoff, ambas no bairro Boqueirão (062.00195.2023).
Valor do IPTU*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Mauro Bobato (Pode) questiona qual será o impacto financeiro no valor do IPTU 2023 para os proprietários de imóveis localizados no entorno do depósito de resíduos sólidos do município, na região da Caximba. Em 2022, a lei complementar 136/2022 revogou a concessão de redução no valor venal dos imóveis localizados nessa região, o que tem gerado reclamações (062.00196.2023).
Viaduto do Orleans*
O numero de pedidos registrados pela Central 156 referentes às obras de duplicação e de reestruturação no Viaduto do Orleans, no período entre os anos 2013 e 2023, fazem parte do pedido de informações do vereador Mauro Ignácio (União), encaminhado à Prefeitura de Curitiba (062.00197.2023).
Registro em plenário I*
Angelo Vanhoni (PT) agradeceu ao presidente da CMC, Marcelo Fachinello (PSC), pelo agendamento da reunião com os moradores da Comunidade Tiradentes 2, no último dia 23. “Parabenizo o presidente pela condução da reunião e pelo acolhimento da CMC aos problemas da nossa cidade”, disse (saiba mais).
Registro em plenário II*
A morte de um jovem de 17 anos na região do bairro Cidade Industrial de Curitiba foi lamentada pelo vereador Angelo Vanhoni (PT). “Caio foi baleado por um guarda municipal. Os relatos que se tem até agora são muito triste”, concluiu.
Visita em plenário*
Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (PSC), do ex-vereador Clementino Vieira. Também foi registrada a presença de Jeyson Muller do Santos Silva, recepcionado pelo vereador João da 5 Irmãos (União).
*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba