EstaR: Câmara quer vagas de 2 horas para idosos e PcD em Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/03/2024 10h10, última modificação 19/03/2024 18h04
Vereadores aprovaram cinco sugestões à Prefeitura de Curitiba na segunda-feira. Câmara apoiou proposta de Herivelto Oliveira sobre EstaR para idosos e PcD.
EstaR: Câmara quer vagas de 2 horas para idosos e PcD em Curitiba

Sugestão de Herivelto Oliveira foi a mais debatida da sessão de segunda-feira na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) zerou a fila de indicações ao Poder Executivo, votando as proposições legislativas que tinham ficado pendentes da semana passada na capital do Paraná. Com o resultado, o Legislativo enviou à Prefeitura de Curitiba cinco sugestões, com destaque para o pedido de Herivelto Oliveira (Cidadania) para que idosos e pessoas com deficiência (PcD) possam estacionar por duas horas nas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

“Hoje, é permitida a parada por uma hora nas vagas do EstaR, mas para os idosos e pessoas com deficiência, que tenham dificuldade de mobilidade, esse tempo pode não ser suficiente para eles irem até seu compromisso”, justificou Herivelto Oliveira, cuja indicação ao Executivo prevê que o benefício seja concedido somente a pessoas devidamente credenciadas pela Prefeitura de Curitiba (205.00086.2024). A sugestão foi apoiada por Rodrigo Reis (sem partido), para quem “uma hora é pouco”, “porque tudo demora no Centro da cidade”.

Vereadores pedem a criação de mais serviços públicos em Curitiba

Quatro vereadores aprovaram, na Câmara de Curitiba, indicações sugerindo a criação de mais serviços públicos à população da capital do Paraná. Eder Borges (PP) cobrou uma destinação para a área do antigo Terminal Sites, no bairro Alto da XV (205.00083.2024). “Precisamos dar um fim a esse espaço ocioso, para que ele não vire um mocó, trazendo insegurança à região. Recebemos sugestões dos moradores para a instalação de um parquinho de cachorro ou de uma feira de produtos orgânicos. Há uma estrutura física ali que poderia receber um posto da Guarda Municipal ou da Polícia Militar”, opinou.

A criação de um Centro de Referência em Atendimento aos Idosos, na praça Ouvidor Pardinho, foi a sugestão do vereador Bruno Pessuti (Pode) à Prefeitura de Curitiba (205.00087.2024). “Destinei emenda parlamentar para a requalificação dos chuveiros da Ouvidor Pardinho, que atendem os idosos que fazem atividades na piscina ao lado da Unidade de Saúde. Essa é a uma oportunidade para fazer de lá um Centro de Referência para as pessoas idosas, que tenha mais atividades além do atendimento à saúde, como aulas de artesanato, lazer e empreendedorismo. A exemplo de Camboriú, Curitiba pode se tornar um polo onde os idosos moram por causa da qualidade de vida”, defendeu Pessuti.

Foram aprovadas também a sugestão do Jornalista Márcio Barros (PSD) para que seja criado um programa de assistência psicológica às mulheres mastectomizadas na cidade (205.00084.2024) e a indicação do Professor Euler (MDB) requisitando a desunificação das linhas de ônibus Pinheiros e Jardim Ipê (205.00088.2024). Apesar de não serem impositivas, as indicações aprovados na CMC são uma das principais formas de incidência do Legislativo sobre a gestão da cidade. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.