Estacionamentos privados poderão ter vagas para motos

por Assessoria Comunicação publicado 25/02/2011 17h50, última modificação 06/08/2021 08h05
O vereador Zé Maria (PPS) protocolou projeto de lei para que os estacionamentos privados tenham locais adequados para motocicletas. De acordo com a proposta, estes locais devem estar devidamente sinalizados e deve-se cobrar tarifa diferenciada da dos carros.
“O crescimento do uso de motos como meio de transporte representa uma maior mobilidade e rapidez para os usuários e queremos que eles tenham seus direitos garantidos por lei, já que atualmente este serviço é muito precário”, enfatizou o parlamentar.
O vereador disse que motociclistas o procuraram para que tomasse uma providência em relação ao assunto. Eles reclamam que há poucas vagas para motos e a tarifa cobrada é a mesma de um carro. Zé Maria calcula que, no mesmo espaço onde cabem 30 carros, poderiam ser colocadas 120 motocicletas.
Necessidade
O vereador defende estacionamentos seguros e práticos para motos em todos os tipos de uso: para trabalho, transporte, turismo ou lazer. Segundo ele, esta demanda cresceu em todo o mundo, em particular nos países em desenvolvimento. No entanto, no Brasil os estacionamentos particulares ainda não privilegiam esta classe.
Para Zé Maria, as redes de estacionamentos deverão adotar novas estratégias de ação, modernizando-se e adequando espaços, definindo normas com tarifas diferenciadas. As adaptações necessárias, como estabelecer regras, criar espaços internos específicos, colocar corrimões de ferro para prender as motos, ficarão a cargo de cada estabelecimento. Correntes e cadeados ficarão por conta do usuário. “Será um negócio que deverá crescer muito e atrair um público versátil, carente deste tipo de serviço”, acrescentou.