Esporte, recreação e lazer: os clubes sociais em debate no Tribuna Livre
Tito Zeglin e Ali Tarbine destacaram a importância dos clubes sociais para Curitiba. (Foto: Bruno Slompo/CMC)
Os clubes sociais são espaços sociais que marcam a história de Curitiba. Muitos deles têm uma trajetória centenária, promovendo diversas atividades esportivas, recreativas, educativas e culturais que animam as famílias da capital do Paraná. Para aprofundar esse debate no Tribuna Livre do CMC Podcasts, o vereador Tito Zeglin (MDB) convidou o presidente do Sindiclubes, Ali Tarbine. Na bancada, eles falaram sobre a importância dos clubes sociais, revelaram como essas entidades conseguiram superar o período de restrição imposto pela pandemia da covid-19, qual a importância dos clubes na formação de atletas de destaque internacional e como a união de clubes e de setores públicos promove esses marcantes espaços de convivência para todos os curitibanos.
"Nossa vontade é mostrar os nossos clubes, a situação que passaram, os muitos problemas que enfrentaram com a pandemia. Esse tema é importante, porque os clubes fazem a diferença, dando oportunidades para os curitibanos participarem de atividades nas mais variadas formas e categorias", afirmou o vereador Tito Zeglin. Ali Tarbine ressaltou que, antes mesmo da pandemia, os clubes perceberam que uma boa administração faz toda a diferença. "Alguns clubes aproveitaram esse momento da quarentena para fazer manutenções, outros para resolver algumas questões. E digo sem medo de errar: os clubes voltaram forte, porque o ser humano percebeu como é importante fazer uma atividade em um local seguro como os clubes", complementou o presidente do Sindiclubes.
Inscreva-se no canal da CMC no YouTube
A segurança que os clubes oferecem para toda a família foi um ponto destacado pelo vereador Tito Zeglin. "A família vê no clube uma proteção, um local que tem segurança. Pais sabem que, nos clubes, os filhos estão em um lugar seguro", disse o parlamentar. Uma atuação importante que os clubes fazem, destacou Ali Tarbine, é em relação à oportunidade de formação de jovens atletas e também de inclusão social. O presidente do Sindiclubes lembrou a história da judoca Natasha Ferreira, da Sociedade Morgenau, que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris em 2024.
Ali Tarbine frisou a inclusão social que os clubes promovem, já que oferecem oportunidades para crianças de todo o município fazerem testes esportivos. Para essas e outras ações, Ali Tarbine disse que os clubes curitibanos podem apresentar projetos para o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade da qual ele também faz parte, que repassa recursos de loterias aos clubes. Outros pontos destacados pelo presidente do Sindiclubes e pelo vereador Tito Zeglin foram a oportunidade de empregos que os clubes oferecem, a memória cultural de colônias de imigrantes em Curitiba promovida por festividades e por atividades culturais temáticas e a relação entre os clubes e os setores públicos.
"A Câmara Municipal de Curitiba tem valorizado muito os clubes da capital, que estão sempre presentes aqui na Casa. O que a Câmara puder fazer em termos de legislação, para ajudar os clubes, será de fundamental importância", disse Zeglin. "Temos uma boa relação com a Câmara. Temos o benefício da lei do IPTU, que nos ajuda, porque realmente é um valor muito grande, que judia dos clubes. Agradecemos sempre pela parceria", complementou Tarbine. "O que a gente torce é para que, desses clubes, surjam atletas, que levam o nome da nossa cidade para fora, com a bandeira da cidade de Curitiba", concluiu Zeglin.
Tribuna Livre do CMC Podcasts
Os clubes sociais de Curitiba foram o tema deste Tribuna Livre do CMC Podcasts, que é um espaço para vereadoras e vereadores de Curitiba trazerem até dois convidados para debates de assuntos relevantes. O CMC Podcasts conta também com outros programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Curitiba, com episódios temáticos elaborados de acordo com as comissões permanentes da casa. Há também o Curitibou?, programa de entretenimento para falar de curiosidades e de curitibanices, e o Você na CMC, para ilustrar o funcionamento da Câmara. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati. Supervisão do estágio: Alex Gruba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba