Esporte criado em Curitiba é apresentado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 08/12/2008 14h45, última modificação 22/06/2021 09h51
“Quem pratica esportes fica longe das drogas, tem melhor desempenho nos estudos e transpira felicidade.” A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Footsack (Abrafoots), Marcos Juliano Ofenbock, na manhã desta segunda-feira (8), durante sessão plenária na Câmara de Curitiba. Segundo o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), que fez o convite e saudou a equipe esportiva, o footsack foi criado em 2002, em Curitiba, e reconhecido oficialmente em 26 de outubro deste ano, em cerimônia no Parque Barigui, sendo o sexto esporte genuinamente brasileiro.
O footsack é praticado com uma bolinha de crochê de pequenas dimensões, com os pés, exercitando o domínio e controle da coordenação motora. A bolinha é formada em 80% de material reciclado de garrafas pet e com mão-de-obra das crocheteiras da Associação Curitibana de Crochê. “Um esporte com responsabilidade social. Já foi notícia em todos os grandes veículos de comunicação e agora se prepara para conquistar o mundo”, destacou o vereador.
Marcos Ofenbock ressaltou alguns dos objetivo do esporte. Segundo ele, “desenvolver seres humanos na prática esportiva, aliando saúde com qualidade de vida, além do respeito, trabalho em equipe, contribuindo para que crianças e adultos se socializem de uma forma divertida e saudável.” O presidente e criador do footsack presenteou os parlamentares com um manual que detalha as regras da modalidade e bola oficial, informando que nas terças e quintas-feiras são realizadas aulas no Clube de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica.
Informações
A primeira escola de footsack do Brasil tem sede em Curitiba, no bairro Alto da XV. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.footsack.com.br ou www.abrafoots.com.br.