Espaço das escolas pode ser melhor aproveitado

por Assessoria Comunicação publicado 06/03/2006 17h30, última modificação 08/06/2021 08h47
O Departamento Jurídico da Câmara de Curitiba está analisando o projeto que prevê a criação do "Festival de Férias". A proposta é do vereador Tico Kuzma (PPS) que pretende desenvolver o programa durante as férias escolares nas instituições com edificações destinadas a atividades recreativas e culturais da rede municipal de ensino. “A utilização do espaço físico das escolas será importante como alternativa à  participação popular nas atividades esportivas, culturais e de lazer”, disse.
Conforme a proposta, a autorização para a utilização do espaço será concedida pela direção da escola, mediante requerimento dos interessados, observados os aspectos de segurança e compatibilidade das atividades propostas. Os interessados devem obedecer às normas da instituição, responsabilizar-se pela conservação do local, garantir a segurança dos participantes, e ainda, assinar termo de responsabilidade.
As atividades desenvolvidas serão coordenadas pelos próprios alunos, se maiores de 18 anos, ou pelos pais ou responsáveis. O acesso às escolas deve ser 8h às 20h, aos sábados, e das 8h às 18h, nos domingos e feriados.
Pesquisa
Tico Kuzma justifica sua proposta mostrando pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o estudo, as escolas públicas que abrem seus portões à comunidade nos fins de semana estão vencendo a violência e o vandalismo e seus alunos estão aprendendo mais. “Em 260 estabelecimentos estaduais e municipais do Rio de Janeiro e Pernambuco que passaram, nos últimos dois anos, a oferecer atividades esportivas e culturais para os alunos e famílias da vizinhança, o índice de aprendizagem melhorou 77,8%. O número de gangues caiu 14,8% e os casos de vandalismo foram reduzidos em 63%. Registrou-se, ainda, queda generalizada nos casos de furto (48%), roubo (33%), tráfico de drogas (10,5%) e uso de drogas e álcool (7,4%)”, salientou.