Escultor curitibano será Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 11/03/2005 16h35, última modificação 19/05/2021 17h03
A Câmara de Curitiba aprovou nesta semana, projeto de lei que concede o título de Vulto Emérito a Luis Gagliastri. A proposta, de autoria dos vereadores Paulo Frote (PSDB) e do vice-presidente da Casa, Jair Cézar (PTB), foi aprovada por unanimidade. O homenageado nasceu em Curitiba, é escultor e pintor, membro do Centro Internacional de Escultores em Washington e da United Nations of American (UNA), ambas nos Estados Unidos, onde residiu por nove anos e estudou e desenvolveu novas técnicas no Johnson Atelier e Sculpture Center, em New York (USA).
Em 1983, instalou a primeira Fundição de Escultura do Paraná. Participou de mais de 80 exposições individuais e coletivas em diferentes países. Recentemente concluiu o busto do presidente George W. Bush a pedido de senadores americanos.
O homenageado é detentor de inúmeros prêmios, tais como de Aquisição “Tomas Mello Cruz” no 45 º Salão de Artes “Paço das Artes” em São Paulo; Artes Visuais Centro Tecnológico Federal do Paraná ; Salão Paranaense de Novos; Salão Jovem Arte Sul América no Teatro Guaíra; Aquisição no XIII Salão Nacional de Arte do Museu de Arte de Belo Horizonte; 45º Salão Paulista de Artes Plásticas no Paço das Artes São Paulo; Salão de Ourinhos, SP.
Obras
Gagliastri também possui obras em diferentes museus nacionais e internacionais como de Arte de São Paulo, Arte de Ourinhos, SP; Arte de São José do Rio Preto, SP; Arte de Israel – Jerusalém, Israel.
Ao longo de sua carreira, o artista recebeu inúmeros prêmios de escultura e troféu. Ao justificar sua homenagem, Cézar afirmou que “sem dúvida Gagliastri é o melhor escultor vivo do mundo” e que a honraria visa agraciar quem tanto tem difundido o nome do nosso País. Inúmeros parlamentares se manifestaram apoiando a proposição.