Escritores e comunicadores recebem prêmio nesta sexta

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2012 14h40, última modificação 02/09/2021 07h53
O jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes será um dos contemplados na noite desta sexta-feira (4), na Câmara Municipal, com o prêmio Amigo da História. A proposição foi do vereador Pedro Paulo (PT). Também serão homenageados Ana Paula Vosne Martins, por indicação de Jair Cézar (PSDB); Elena Camargo Shizuno, por Jorge Yamawaki (PSDB); Jenny Maestri Frank, indicada por Denilson Pires (DEM); Juceli Collatusso de Souza, por Dona Lourdes (PSB); Key Imaguire Junior, por Julieta Reis (DEM), e Vilma Tissot Bastos, por Zé Maria (PPS).
A solenidade inicia às 20h, no plenário da Casa. Nascido em Maringá em 1956, Laurentino Gomes é autor do premiado livro “1808”, que narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 2008, a obra foi eleita o melhor ensaio pela Academia Brasileira de Letras e recebeu o prêmio Jabuti de não ficção.
O escritor figurou entre os mais vendidos durante três anos, no país e em Portugal, e em 2010 lançou “1822”, sobre a Independência brasileira. O livro também venceu o Jabuti de melhor obra de não ficção. Jornalista graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o homenageado trabalhou como repórter e editor do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Veja. Ainda foi diretor da editora Abril.
O prêmio Amigo da História foi instituído pela Câmara em 2007, junto ao Dia do Historiador. Os profissionais contemplados tiveram destaque na divulgação de pessoas e fatos diversos, relevantes à história do município, do estado ou do Brasil.
Comunicadores
Nesta sexta também terá a entrega do prêmio Colunista Dino Almeida, criado em 2002. O foco são os comunicadores da cidade cujos trabalhos veiculados no ano passado tenham recebido destaque estadual ou nacional.
A Câmara vai entregar a premiação a Armindo Humberto Berri, indicado da vereadora Dona Lourdes; Augustinho Pasko (Guto Pasko), por Jorge Yamawaki; Dinah Ribas Pinheiro, por Julieta Reis; Jorge Farias, por Juliano Borghetti (PP); Luiz Fernando Fedeger, por João Cláudio Derosso (PSDB); Solange Berezuk, por Jair Cézar, e Thaís Camargo Kuczmarski Rocha, por João Luiz Cordeiro (PSDB), presidente da Casa.