Escoteiros arrecadarão recursos para refugiados na Ucrânia

por Assessoria Comunicação publicado 16/03/2015 15h45, última modificação 29/09/2021 09h16

Representantes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e da diplomacia ucraniana reuniram-se, nesta segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores, para assinar um termo inédito de cooperação. “Faremos uma campanha de arrecadação de fundos para os refugiados na Ucrânia, com a venda de insígnias e adesivos. Todo dinheiro arrecadado depois será enviado a eles. Isso é algo inédito dentro da UEB”, confirmou Oscar Palmquist, coordenador do projeto “Escoteiros pela Ucrânia – 2015”.

O termo de cooperação entre a UEB, o consulado honorário da Ucrânia no Brasil (representado por Mariano Czaikowski), a Representação Central Ucraniano-Brasileira (representada por Vitório Sorothiuk) e os vereadores Chico do Uberaba (PMN) e Paulo Salamuni (PV), prevê que a campanha será divulgada nacionalmente pelos escoteiros e nas comunidades ucranianas espalhadas pelo país.

“É um sinal de que o povo brasileiro se importa com a situação que enfrentamos na Ucrânia”, agradeceu Czaikowski. Durante a conversa, ele e Sorothiuk comentaram a “invasão russa” na Criméia e os efeitos disso para o país do Leste Europeu. “É bom lembrar”, disse Salamuni, “que a Câmara Municipal não está alheia a esse debate e, no passado, por iniciativa do vereador Chico do Uberaba, aprovou uma moção de solidariedade ao povo ucraniano (059.00001.2014)”. Meio milhão de brasileiros são de descendência ucraniana, sendo 55 mil descendentes só em Curitiba (leia mais).