Escolha das subsedes da Copa muda para maio

por Assessoria Comunicação publicado 11/03/2009 18h10, última modificação 23/06/2021 08h41
A definição das 12 cidades que serão escolhidas como subsedes da Copa do Mundo de 2014, que estava marcada para o dia 20 deste mês, em Zurique, na Suíça, foi remarcada para o dia 30 de maio, nas Bahamas. A mudança foi divulgada na tarde desta quarta-feira (11) pela Fifa e transmitida, na Câmara de Curitiba, pelo presidente da comissão especial para acompanhar os assuntos relacionados ao Mundial, vereador Mario Celso Cunha (PSB), durante reunião da comissão com o vice-governador, Orlando Pessuti, na presidência da Casa. “Serão mais 60 dias que teremos que aguardar, mas que servirão para trabalhar e fazer melhorias em nossa cidade”, disse Pessuti, presidente do Comitê Executivo do campeonato.
O vice-governador está otimista e confiante na escolha de Curitiba como uma das subsedes. “Não é a Copa do Mundo que precisa de nós. Somos nós que precisamos dela”, salientou. Comentou que diversas obras estão sendo executadas para melhorar a infraestrutura da cidade, citando como exemplo a Linha Verde, além de melhorias nas áreas de saúde, meio ambiente, hotelaria, transporte e segurança. “Todas estas transformações que a nossa cidade e Estado estão recebendo e ainda receberão ficarão como um presente para a população e turistas que nos visitam”, afirmou. Completou dizendo que “a Copa não deve ser entendida apenas pelos jogos que acontecerão, mas por tudo que vai nos deixar; todo este desenvolvimento.”
Pessuti destacou a união e a parceria entre diversos órgãos do município e do Estado e as demais cidades do Paraná para fazer de Curitiba uma das subsedes. O assessor de Relações Institucionais da prefeitura, Luiz de Carvalho, também comentou sobre o empenho de todos. Disse, ainda, que “não tinha como a Câmara Municipal ficar de fora, pois muitas modificações que acontecerão na cidade terão que passar pela Casa, para que sejam legitimados os investimentos.” Para Susana Costa, engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), “quanto mais os poderes estiverem integrados, melhor é para a nossa candidatura.”
O presidente do Legislativo municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), destacou a importância de Curitiba participar de um evento mundial deste porte e parabenizou o Comitê Executivo pelo bom trabalho que vem desenvolvendo. Em nome da comissão, Mario Celso falou da reunião desta terça-feira (10) com o prefeito Beto Richa, das próximas ações do grupo e da importância da participação dos vereadores junto ao Comitê Executivo.
Participação
Participaram do encontro desta quarta, além de Mario Celso e Derosso, os vereadores Pedro Paulo (PT), relator; Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), Juliano Borghetti (PP), Julião Sobota (PSC), Omar Sabbag Filho (PSDB), Pastor Valdemir Soares (PRB), Renata Bueno (PPS) e Roberto Hinça (PDT), todos integrantes da comissão; o vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT); o primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB); o líder do PSDB, Serginho do Posto; os ex-vereadores Valdenir Dias e José Aparecido Alves; o secretário-executivo do Comitê Executivo do Mundial, Wilson Portes, e a engenheira do Ippuc, Zelinda Rosário.