Escolas públicas ganharão calçamento alternativo

por Assessoria Comunicação publicado 11/08/2005 19h05, última modificação 31/05/2021 08h25
Na sessão plenária desta quarta-feira (10), o vereador Celso Torquato (PSDB) comentou sobre o projeto “Caminhos da Escola”, proporcionado à população por ele e pela Regional do Portão, administrada por Fernando Guedes, elaborador do projeto.
O “Caminhos da Escola” viabiliza a construção de calçadas ao redor das escolas, sejam elas municipais ou estaduais, garantindo uma melhoria para alunos, pais, professores e comunidade em geral. O projeto prioriza a segurança das crianças e adolescentes das escolas públicas, integrando infra-estrutura urbana ao reforço nas boas condições de trânsito.
A idéia é que, além de calçadas, sejam construídos meios-fios, revitalizadas e sinalizadas as áreas de passeio, integrada a comunidade nas melhorias dos espaços comuns e viabilizadas parcerias entre poder público e iniciativa privada para o benefício da sociedade como um todo.
Na justificativa do projeto, com a implantação de calçadas alternativas e sinalização em torno das escolas públicas, o poder público colabora com o convívio urbano entre estudantes e motoristas, garantindo educação e respeito.
Torquato afirma que “para garantir o desenvolvimento econômico, social e político de uma grande cidade, uma das prioridades do poder público deve ser a criação e implantação de projetos que proporcionam a melhoria da qualidade de vida do cidadão”.
O projeto já foi encaminhado ao prefeito Beto Richa, que recomendou o andamento dos trabalhos. A Secretaria de Obras elogiou o projeto, considerando que deveria ser levado a toda a cidade. Eleonora Fruet, secretária municipal de Educação, receberá o projeto nesta sexta-feira (12), para que seja incluído no plano de governo do prefeito.
Números
O projeto “Caminhos da Escola” irá beneficiar sete escolas municipais e seis escolas estaduais. Para as escolas municipais, serão 1,3 mil metros de calçada alternativa, 2.620 m2 de grama e 970 m de meio-fio de concreto. Já nas estaduais, serão mais 1,5 mil metros de calçada alternativa, 3.040m2 de grama, 1.900 peças de meio-fio de concreto e 440 unidades de lajotas de concreto. A estimativa é de que sejam atendidas mais de 43 mil pessoas.