Escolas podem ser beneficiadas com obras

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2008 19h00, última modificação 22/06/2021 08h25
Dois dos estabelecimentos de ensino localizados na Rua Professor Guilherme Butler, na Barreirinha podem ser beneficiados com mais segurança viária se for incluído no programa de obras, ainda neste ano, pedido do vereador Jairo Marcelino (PDT) para implantação de rotatória na confluência com a Rua Lodovico Geronazzo (entre Barreirinha e Boa Vista). Representando pais, professores e estudantes que transitam na área diariamente, além de grande número de moradores das duas vias, o parlamentar protocolou na Secretaria Municipal de Obras Públicas, através da Regional Boa Vista, requerimento solicitando projeto de viabilidade. Com a ajuda do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a área pode ser transformada num eixo de ligação seguro, prático e descongestionado.
Velocidade
O grande problema, segundo Jairo Marcelino, está na velocidade desenvolvida pelos motoristas, que ignoram a sinalização e, mesmo com o conhecimento sobre as escolas, não respeitam os limites do tráfego urbano, colocando em risco a vida dos transeuntes que passam pelo local.
Considerando a sinuosidade da Rua Guilherme Butler, que faz extenso contorno, saindo da Avenida Anita Garibaldi até a Rua Tuffi Gariba, como trajeto para diversas ruas sem saída, é o único acesso para quem se dirige ao bairro vizinho ou ao centro da cidade.
Passado o processo eleitoral, Jairo Marcelino se debruça, mais uma vez, sobre o pedido, mostrando que a situação exige providências urgentes.
Obra
Por outro lado, o vereador comemora o recapeamento dos últimos 4,2 mil metros da Rua Theodoro Makiolka, Barreirinha, até o Cemitério de Santa Cândida, no bairro de mesmo nome. Além das obras de recuperação asfáltica, a via passa por transformações na sinalização, calçamento e iluminação pública. Solicitadas junto com a população em audiências públicas, as obras proporcionarão mais segurança aos moradores e usuários do transporte coletivo, assim como aos estabelecimentos comerciais.
Alternativa de ligação entre os dois bairros, a Theodoro Makiolka é uma das mais antigas da região, quando ainda existia a denominação Estrada de Santa Cândida, hoje uma via com inúmeros conjuntos residenciais. “Todo o investimento que está sendo feito na região, abrangendo reformas que vão desde a Avenida Anita Garibaldi até a Makiolka e, na seqüência, a Rua Padre Wislinski, terá um rápido retorno. Ganharão diversos setores da atividade pública com valorização imobiliária e segurança na malha viária, além de aproximar mais os bairros da região ao centro”, constata o vereador.