Escolas e penitenciárias recebem kits desportivos

por Assessoria Comunicação publicado 30/08/2011 17h30, última modificação 11/08/2021 10h02
O vereador Juliano Borghetti (PP) participou, na manhã desta terça-feira (30), de evento organizado pelo Ministério do Esporte, no Palácio das Araucárias. Na solenidade foram doados kits de material esportivo e lançado o programa Pintando a Cidadania.
Serão beneficiadas 200 escolas das redes municipal e estadual de ensino do Paraná, 19 Centros de Socioeducação - Censes da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e as 24 Unidades Penitenciárias Paranaenses, que receberão um total de 243 kits de material esportivo. A inclusão social e a geração de renda são os principais focos das ações dos governos estadual e federal.
Extensão
O projeto é uma extensão do programa Pintando a Liberdade, criado em 1995, na Colônia Penal Agrícola do Paraná - CPA, em Piraquara, pelo psicólogo e atual diretor do Patronato Penitenciário de Curitiba, Roberto Canto. O projeto promove a ressocialização de internos do sistema penitenciário, por meio da fabricação de materiais esportivos. Além da profissionalização, os detentos reduzem um dia da pena para cada três trabalhados e recebem salário de acordo com a produção.
O Pintando a Cidadania envolve pessoas em situação de risco social em fábricas de material esportivo. Objetiva a inclusão social de pessoas residentes em comunidades carentes e o ingresso das mesmas no mercado de trabalho. Os rendimentos são divididos conforme a produção. O material feito nas fábricas dos dois projetos é utilizado pelo Ministério do Esporte para a distribuição em escolas e entidades sociais de todo o país e do exterior.
Solenidade
Quem vai coordenar o Pintando a Cidadania a ser desenvolvido no Paraná pela primeira vez é o Patronato Penitenciário de Curitiba, ligado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - responsável pelo atendimento de egressos que cumprem pena em regime aberto, liberdade condicional e penas de medidas alternativas.
O evento contou com a participação do secretário nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro; do coordenador nacional do Projeto Pintando a Liberdade/Cidadania, Gerêncio Nelcyr de Bem, e do governador em exercício e secretário da Educação, Flavio Arns.
Importância
"A parceria é de grande importância, pois incentiva a prática de exercícios físicos, dando direcionamento ao caminho para vida saudável, além de ser um instrumento para a socialização”, afirma Borghetti.