Escolarização hospitalar recebe apoio de Kuzma
Como incentivo à continuidade da educação durante o período em que o paciente está internado no hospital, o vereador Tico Kuzma (PSB) está apoiando a divulgação do livro “Escolarização hospitalar – educação e saúde de mãos dadas para humanizar”, organizado por Elizete Lúcia M. Matos e lançado neste ano pela Editora Vozes. Evento neste sentido acontecerá na Câmara Municipal, na próxima quarta-feira (24), às 19h, no auditório do Anexo II.
O livro reúne textos de Janaína Cordeiro de Andrade e Maria Cecília Kuzmann Santos, professoras da rede pública de Curitiba; Cláudia Bueno e Sônia Martins, coordenadoras pedagógicas da educação infantil da rede privada; Marilze Radtze, funcionária da Polícia Militar, entre outros autores.
O serviço na rede de escolarização hospitalar objetiva o atendimento educacional aos que se encontram impossibilitados de frequentar a escola em virtude de internamento hospitalar ou tratamento de saúde, permitindo a continuidade do processo de escolarização, inserção ou reinserção no ambiente escolar.
De acordo com a resenha do material, os desafios propostos na obra representam novas e melhores possibilidades para crianças, jovens e todos os que passam por situações em contexto de hospitalização. A intenção das autoras, segundo o vereador Tico Kuzma, é “transformar ideias e conhecimentos em ações e atingir esferas sociais, integrando educação e saúde."
Kuzma destacou a importância da Casa em apoiar um trabalho como este. “O livro mostra que é preciso trabalhar em conjunto. Não podemos pensar isoladamente somente sobre um aspecto. Em grupo temos melhores resultados", comentou. A ideia também é defendida pelas autoras, que pretendem mostrar que “é preciso ouvir e ver as pessoas e atendê-las de maneira mais harmônica e completa, ressaltar a nossa escuta fina, redimensionar nosso olhar e sentir e, com isso, apontar novos caminhos.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba