Escola Maria Ienkot Zeglin será inaugurada nesta sexta

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2007 19h10, última modificação 15/06/2021 09h44
O prefeito Beto Richa inaugura, às 10h desta sexta-feira (16), a Escola Municipal Maria Ienkot Zeglin, com capacidade para 1.220 alunos. A nova escola tem 18 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, salas para entrevista, dos professores e apoio pedagógico, pátio coberto e quadra esportiva descoberta.
A lei que denomina a escola é de autoria do vereador Jorge Bernardi (PDT), em homenagem à educadora, que lecionou durante mais de 45 anos em estabelecimentos de Curitiba e Região Metropolitana. Maria Ienkot Zeglin é mãe do primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba,  vereador Tito Zeglin (PDT).
“Para a minha família é uma alegria enorme e uma honra ver o nome desta pessoa tão especial, que dedicou grande parte de sua vida num dos mais importantes ofícios: ser professor. A partir de agora, o nome dela ficará definitivamente marcado na história da cidade”, destaca o parlamentar.
Histórico
Filha de João e Júlia Ienkot, Maria Ienkot Zeglin nasceu em Mandirituba (PR), no dia 3 de abril de 1916. Por volta de 1930, a jovem resolveu estudar em Curitiba. Aos 18 anos, começou a lecionar, a pedido de muitas famílias do distrito de Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais. Anos depois, foi aprovada em concurso público para o magistério e ficou aguardando uma nomeação do Estado. Enquanto isso, dava aulas particulares.
Numa vida marcada pela simplicidade, Maria Ienkot Zeglin teve inúmeras passagens que merecem destaque, como o exemplo de dedicação à profissão e a superação de diversos obstáculos, entre eles caminhar mais de 15km diários para lecionar.