Escola do Legislativo: visitas e parcerias reforçaram ações de educação política

por Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC* — publicado 23/07/2024 10h45, última modificação 23/07/2024 18h04
No 1º semestre, 1.500 visitantes foram recebidos na Câmara de Curitiba pela Escola do Legislativo. Parcerias envolveram TRE-PR, Alep, UFPR e PUCPR.
Escola do Legislativo: visitas e parcerias reforçaram ações de educação política

Exposição Muitas Casas, Uma História foi um dos destaques do 1º semestre de 2024. (Foto: Arquivo/CMC)

“Já temos lista de espera para novas exposições promovidas pela CMC”, comemora a gestora da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro, Débora Reis, ao olhar os resultados do órgão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ela se refere ao sucesso da exposição “Muitas Casas, uma História”, que recuperou a trajetória das sedes da CMC, e teve quatro visitas guiadas com as historiadoras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que consolidaram essa pesquisa. “Teremos mais edições ao longo do ano”, adianta.

>> Confira tudo o que aconteceu na Câmara de Curitiba no 1º semestre de 2024
>> Conheça mais sobre a Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba

Inaugurada para as celebrações do aniversário da Câmara de Curitiba, no dia 29 de março, além dos tours explicativos, a exposição “Muitas Casas, uma História” ficou aberta à população, no Palácio Rio Branco, durante a realização das sessões plenárias e solenes. Com isso, ela foi um prêmio extra aos grupos, escolas e universidades que se inscreveram no Programa de Visitações da Escola do Legislativo. No primeiro semestre, 31 instituições visitaram a CMC, totalizando 1.500 visitantes.

Parcerias ampliaram atuação da Escola do Legislativo da CMC

De janeiro a junho de 2024, a Escola do Legislativo consolidou parcerias com instituições como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que incluíram a 6ª legislatura do Parlamento Jovem. Neste ano, de forma inédita, a dinâmica com os vereadores mirins utilizou metodologia desenvolvida pelo Instituto Mais Cidadania, que aplica o Jogo da Eleição e o Jogo Escolhas e Acasos. “Os jogos são nossa maneira de alcançar o público jovem nas escolas e universidades, abordando questões de ética, justiça e democracia”, explicou a gestora Debora Reis.

Com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), foi lançado o curso de extensão sobre Políticas Públicas e Produção Legislativa, que teve “40 participantes na primeira turma” e “também já tem lista de espera”. O conteúdo programático teve, por exemplo, a efetivação de políticas públicas por meio de leis, diferenças entre os tipos de proposições, as competências legislativas, como é a tramitação de uma lei e as diferenças entre os legislativos municipais, estaduais e federal.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Maria Elvira Monteiro, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques

Restrições eleitorais