Escola do Legislativo promove conferência sobre memória política de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 04/08/2016 10h40, última modificação 08/10/2021 07h02
Estão abertas as inscrições para a Conferência Memória Política de Curitiba, que vai reunir trabalhos de pesquisa sobre: a influência e o poder das famílias nas esferas do poder legislativo, municipal ou estadual; as biografias e as trajetórias políticas; a conexão entre políticos, relações de parentesco e estruturas de poder; o papel do poder legislativo na sociedade; e a relação entre os poderes Legislativo e Executivo. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório da Câmara Municipal.

Clique aqui e baixe o edital
Inscreva-se aqui gratuitamente


A Conferência Memória Política de Curitiba é promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba, em parceria com o Núcleo de Estudos Paranaenses da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Departamento de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política do Uninter.  

Segundo o diretor da Escola do Legislativo da Câmara, Antonio Torrens, o evento vai destacar o papel do Legislativo Municipal na história política da cidade, disponibilizando o acervo histórico da Câmara. “O poder legislativo é o primeiro poder do Brasil e é permanente. A região onde fica a Câmara, por exemplo, já foi o centro político da capital, onde ficavam a cadeia pública, a Assembleia Legislativa, o Paço Municipal e o pátio dos bondes, por exemplo”, cita.

De acordo com Torrens, a Conferência será uma maneira de estrear o projeto da Escola do Legislativo para promover o resgate da trajetória política da Câmara, com a publicação de materiais acadêmicos e a elaboração de documentários sobre o tema. “Inclusive a história do Palácio Rio Branco e do arquiteto responsável [Ernesto Guaita] serão temas desenvolvidos pela Escola do Legislativo”, revela.

A construção do perfil político da capital e do Paraná, ao longo da história, com a presença das famílias de tradição na política é um dos pontos destacados pela  professora Ana Vanali, da UFPR. “Procuramos entender o papel das famílias, do seu conceito histórico, o capital político herdado, e o que as ajuda a se perpetuar no poder – desde nomes como Mateus Leme e Baltazar Carrasco dos Reis, até os nomes mais atuais”. Ela elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba em oferecer seu acervo para consulta histórica. “É muito importante quando a própria instituição dá essa possibilidade, porque muitas vezes se pretende fazer a pesquisa, mas não existe uma preocupação nas instituições em cuidar dos seus documentos e, assim, muitas coisas ficam perdidas”, acrescenta.

A conscientização da sociedade para a sua responsabilidade na fiscalização e na cobrança sobre a atuação dos representantes da população é destacada pela professora Mônica Goulart, da UTFPR. “É importante envolver a população com as questões legislativas, para que ela exerça seus deveres de cidadania, cobrando dos eleitos sua atuação e a prática daquilo que apresentaram nas campanhas, por exemplo, e a maneira como atuam”, frisa.

Já para a professora Audren Azolin, do Uninter, que integra a comissão organizadora da conferência, o momento atual é propício para resgatar o debate sobre a política e as tomadas de decisão. “É preciso mostrar a política como algo positivo para a sociedade, enquanto valor humano, e não apenas o que temos visto agora”, explica.

Para o pesquisador no Uninter, Luiz Fernando Moraes, o evento representa a inserção da sociedade na Câmara Municipal, estabelecendo uma relação entre a pesquisa acadêmica e o Legislativo. “É um ganho enorme termos a Câmara Municipal abrindo as portas para essa pesquisa. Isso vale para reforçar o papel da Câmara enquanto ator na criação da história da cidade, mostrando que a política não é apenas a "politicagem" que temos visto hoje pela mídia, que isso é apenas um recorte, mas que a política é algo maior”, ressalta.

Inscrições
Serão aceitos trabalhos acadêmicos como resumos, artigos e painéis elaborados por alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores. As inscrições vão até 02 de setembro e podem ser feitas neste formulário eletrônico ou pelo e-mail escolalegislativocmc@gmail.com. Os participantes receberão certificados de apresentação e/ou ouvinte com carga horária de 16 horas. Outras informações podem ser obtidas neste edital.