Escola do Legislativo capacitou 155 alunos neste semestre

por Assessoria Comunicação publicado 25/07/2014 17h40, última modificação 24/09/2021 10h47
Neste primeiro semestre de 2014, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba já capacitou 155 pessoas, entre servidores efetivos, comissionados e até mesmo de outros órgãos públicos. O resultado foi atingido por meio da realização de cursos, seminários e debates sobre temas como o sistema de trânsito, técnicas de redação oficial, Regimento Interno, Contabilidade Pública e Recursos Humanos.

Em março, servidores da Câmara fizeram um minicurso com técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), com o objetivo de discutir questões sobre as especificidades dos aparatos de trânsito e orientar quanto à redação de requerimentos à pasta, responsável pela sinalização e organização viária da capital. Na ocasião, a titular da Setran, Luiza Simonelli, afirmou que sua principal preocupação é fazer com que os requerimentos encaminhados pelo Legislativo sejam atendidos, ajudando a identificar as demandas da população de forma correta.

Nos meses de abril e junho, foram ofertados cursos de Redação Oficial e Regimento Interno, ambos ministrados por servidores da Câmara de Curitiba. Carlos Barbosa, redator lotado na Divisão de Redação, instruiu mais de 60 participantes a respeito dos conceitos e características da linguagem e da redação oficial. Já as dúvidas sobre a aplicação do Regimento Interno – documento que regra o funcionamento do Parlamento – foram esclarecidas por Jacqueline Kowalski, procuradora da Câmara, em curso com duração de seis horas.

Experiências positivas na gestão de recursos humanos em instituições públicas foram debatidas em seminário no mês de junho. A atividade teve a participação de gestores da área municipal (Prefeitura de Curitiba, Instituto Municipal de Administração Pública, Câmara Municipal de Curitiba e de Joinvile) e estadual (Tribunal de Contas e Escola de Governo do Paraná). Em julho, a Escola do Legislativo retransmitiu, por meio de teleconferência, um seminário sobre informação de custos e qualidade do gasto no serviço público.

Experiências e intercâmbio

Além dos cursos ofertados, os integrantes da Escola participaram de diversos eventos relacionados com a temática escolas corporativas e fizeram visitas técnicas a outras entidades de educação continuada, como a Escola do Ministério Público do Paraná, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outras.

Para Antonio Torrens, integrante da Comissão Especial criada para preparar a instalação da Escola do Legislativo, é importante conhecer o trabalho que tem sido feito por outras instituições, buscar e trocar experiências. “Vamos acumular estas experiências para ver o que pode ser aplicado aqui, ouvindo as demandas dos nossos servidores e adaptando para a nossa realidade”, disse.

Torrens acrescentou que o objetivo principal é aprimorar o trabalho parlamentar e, por consequência, a democracia. “Qualificando o Poder Legislativo como um todo, teremos leis mais bem elaboradas e uma fiscalização mais eficiente, em benefício da cidade”, complementou.

Calendário e participação

Segundo Marlise Pereira, da Escola do Legislativo, estão previstas diversas atividades para o segundo semestre. Haverá curso de Legística (técnica de elaboração de leis), História Política, Ética no Serviço Público, Informática Básica, SPL, Comissões, Contabilidade Pública, entre outros. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo e-mail escola.legislativo@cmc.pr.gov.br.

Sobre a Escola

Constituída pela Comissão Executiva no dia 31 de outubro de 2013, a composição da Comissão Especial para preparar a instalação da Escola do Legislativo consta na portaria 434/2013, publicada na edição 210 do Diário Oficial do Município. Integram a comissão os servidores Adriana Mion, Antonio Carlos Torrens, Carlos Barbosa, Claudio Sehem, Deini Porto, Elcio Pereira, Elis Azevedo, Everton Beckert, Heloise Altheia, Jose Lazaro Barros, Margarete Nakano, Maria Sirley do Nascimento, Marlise Pereira, Rodrigo Baptista, Stella Figueiredo e Ubiratan da Silva. A criação da Escola depende de um projeto de resolução que deverá tramitar normalmente na Câmara Municipal, passando pelas comissões e duas votações em plenário.