Escola de Samba ecológica e com atuação social recebe reconhecimento

por Assessoria Comunicação publicado 23/09/2019 12h20, última modificação 10/11/2021 08h38

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (23), com unanimidade, projeto de lei de Fabiane Rosa (DC) que declara utilidade pública ao Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba (014.00013.2019). Segundo a vereadora, a escola é diferenciada pois atua com responsabilidade social e ambiental, não utilizando materiais provenientes da exploração animal. Integrando a comunidade, a instituição já soma mais de 600 horas em atividades gratuitas de musicalização, artes carnavalescas e dança.

Caso seja aprovada em definitivo, e sancionada pelo prefeito, a norma servirá como reconhecimento do Município de que a instituição presta serviços à coletividade e não possui fins lucrativos. Com a utilidade pública, a entidade poderá firmar parcerias com a administração municipal e estará apta, inclusive, a receber recursos públicos. “Eles fazem muito dentro da comunidade, mais durante o ano do que durante o carnaval”, destacou a vereadora.

Fabiane Rosa lembrou que a escola foi fundada em 2017, no bairro Vista Alegre, e que em seu primeiro ano desfilou no grupo de acesso, com 340 participantes, tendo alcançado o primeiro lugar. Já no ano seguinte, sagrou-se vice-campeã, com 570 participantes. O grande destaque da Enamorados do Samba, completa Fabiane, é a ala especial da proteção animal, “feita pela primeira vez na história de Curitiba”.

O texto recebeu apoio dos vereadores Edson do Parolin (PSDB) e Mauro Bobato (Podemos). “Fazem um carnaval bonito na cidade, com muito pouco, e nós apoiamos o desenvolvimento do carnaval em Curitiba”, reiterou Edson do Parolin. Os dirigentes da escola estiveram na CMC em 2017, apresentando sua proposta de trabalhar somente com material reciclável na confecção de seus adereços e fantasias (relembre como foi).

Homenagem
Outra proposta de lei aprovada com unanimidade é a de Rogério Campos (PSC), que concede o título de cidadão honorário de Curitiba ao publicitário, advogado e professor universitário Julio Vinicius Guerra Nagem (006.00012.2019). Nascido em Niterói (RJ), Nagem atualmente é chefe de gabinete da Fundação Araucária e diretor da Associação Brasileira dos Consultores Políticos.

Na tribuna, Rogério Campos destacou o extenso currículo do homenageado e seu engajamento em causas sociais, sendo membro do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da Liga Paranaense de Combate ao Câncer no Hospital Erasto Gaertner e fundador da Embaixada do Flamengo do Paraná, “onde realizou inúmeras atividades de cunho social nos últimos anos”.

Outra área de destaque do homenageado é a consultoria política, sendo ele diretor da Associação Brasileira dos Consultores Políticos. Atuou ainda em diversos órgãos públicos, sendo assessor na Câmara de Curitiba, Assembleia Legislativa do Paraná e em municípios da Região Metropolitana de Curitiba. “Na área cultural, contribui ativamente, como compositor e parceiro de cantores curitibanos”, finalizou.