Escola Centrau realiza VI Resenha Pedagógica
Resultados de projetos pedagógicos colocados em prática na Escola de Educação Especial Centrau – Ensino Fundamental para alunos portadores de deficiência auditiva serão apresentados na Câmara de Curitiba. A “VI Resenha Pedagógica – Educação de Surdos – O professor na pesquisa e na interação” será realizada nos próximos dias 18, 19 e 20, das 9h às 18h, no auditório do Anexo II do Legislativo.
Para o vereador Zé Maria (PPS), autor da iniciativa, “a Escola Centrau, ao realizar a VI Resenha Pedagógica com o tema ‘Educação de surdos – o professor na pesquisa e na interação’, oportuniza aos educadores momentos de reflexão, troca de experiências, vivências e informações, objetivando a capacitação necessária ao verdadeiro processo de inclusão do surdo”.
A abertura oficial dos trabalhos será às 9h do dia 18. Denize Burda e Márcia Vogel vão apresentar a resenha sobre “Maturidade emocional e escolhas conscientes para um aluno fascinante”. Em seguida, Wendy Martins da Silva vai falar do “Viés do caminho pedagógico na associação de problemas sensoriais”. À tarde, a partir das 14h, Antonia Aparecida Godoy e Juliana Barreiros traçam o “Paralelo educacional entre alunos surdos e ouvintes”. Vanessa Rocha Zacarias mostrará “A contrapartida da inclusão: ganhos e perdas”. Mônica Aguiar Ferreira e Graziela Pontes vão falar de “Valores cinestésicos para garantir áreas cognitivas”. Ainda no dia 18, serão apresentadas resenhas de Isabel Cristina Gomes sobre “O papel do mediador na relação significado-significante” e Cláudia Mara Padilha Mainieri sobre “O desenvolvimento das percepções na educação infantil”.
No dia seguinte (19), os trabalhos serão reabertos às 9h, com palestra de Li Li Min, sobre “Epilepsia fora das sombras”. Serão apresentadas resenhas de Ângela Guiomar L. Martins e Juliana Gronke M. Peres sobre “O bulliying na escola” e Renata Vicente Voltolini, sobre “Pesquisa: análise de dados e produção de textos”.
Depoimento e palestra
À tarde, haverá mais três resenhas, a partir das 14h. Danielle Portella falará de “Focos possíveis de avaliação na educação”; Simone Lima, “O despertar cognitivo através do Lego”, e Débora Kellen Kindra, “Partilhando a responsabilidade da cidadania”. Ivone Ferreira Lisboa vai prestar depoimento sobre “Aprendendo a viver”. Em seguida, Taís Rodrigues Lisboa dá palestra sobre “Surdez e a importância do trabalho individual”.
No terceiro e último dia, o encontro será na Escola Centrau. A partir das 8h, os grupos se reunirão na sede da entidade, na Rua José Veríssimo, 200, Tarumã.
As inscrições para a VI Resenha Pedagógica podem ser feitas pelo telefone 3267-2686 e confirmadas no credenciamento marcado para as 8h30, antes da abertura oficial dos trabalhos. Os organizadores do evento solicitam a contribuição com duas latas de óleo.
Para o vereador Zé Maria (PPS), autor da iniciativa, “a Escola Centrau, ao realizar a VI Resenha Pedagógica com o tema ‘Educação de surdos – o professor na pesquisa e na interação’, oportuniza aos educadores momentos de reflexão, troca de experiências, vivências e informações, objetivando a capacitação necessária ao verdadeiro processo de inclusão do surdo”.
A abertura oficial dos trabalhos será às 9h do dia 18. Denize Burda e Márcia Vogel vão apresentar a resenha sobre “Maturidade emocional e escolhas conscientes para um aluno fascinante”. Em seguida, Wendy Martins da Silva vai falar do “Viés do caminho pedagógico na associação de problemas sensoriais”. À tarde, a partir das 14h, Antonia Aparecida Godoy e Juliana Barreiros traçam o “Paralelo educacional entre alunos surdos e ouvintes”. Vanessa Rocha Zacarias mostrará “A contrapartida da inclusão: ganhos e perdas”. Mônica Aguiar Ferreira e Graziela Pontes vão falar de “Valores cinestésicos para garantir áreas cognitivas”. Ainda no dia 18, serão apresentadas resenhas de Isabel Cristina Gomes sobre “O papel do mediador na relação significado-significante” e Cláudia Mara Padilha Mainieri sobre “O desenvolvimento das percepções na educação infantil”.
No dia seguinte (19), os trabalhos serão reabertos às 9h, com palestra de Li Li Min, sobre “Epilepsia fora das sombras”. Serão apresentadas resenhas de Ângela Guiomar L. Martins e Juliana Gronke M. Peres sobre “O bulliying na escola” e Renata Vicente Voltolini, sobre “Pesquisa: análise de dados e produção de textos”.
Depoimento e palestra
À tarde, haverá mais três resenhas, a partir das 14h. Danielle Portella falará de “Focos possíveis de avaliação na educação”; Simone Lima, “O despertar cognitivo através do Lego”, e Débora Kellen Kindra, “Partilhando a responsabilidade da cidadania”. Ivone Ferreira Lisboa vai prestar depoimento sobre “Aprendendo a viver”. Em seguida, Taís Rodrigues Lisboa dá palestra sobre “Surdez e a importância do trabalho individual”.
No terceiro e último dia, o encontro será na Escola Centrau. A partir das 8h, os grupos se reunirão na sede da entidade, na Rua José Veríssimo, 200, Tarumã.
As inscrições para a VI Resenha Pedagógica podem ser feitas pelo telefone 3267-2686 e confirmadas no credenciamento marcado para as 8h30, antes da abertura oficial dos trabalhos. Os organizadores do evento solicitam a contribuição com duas latas de óleo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba