Erasto Gaertner recebe benefícios da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 14/02/2007 18h50, última modificação 15/06/2021 08h40
O Hospital Erasto Gaertner, um dos principais centros de tratamento oncológico da região Sul do Brasil, considerado de relevância internacional na prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer, vai receber recursos para ampliar a capacidade de operação da Unidade de Médio Risco, a “Semi UTI” de pediatria.
Os recursos, quase R$ 300 mil, fazem parte de emenda ao Orçamento aprovada pela Câmara Municipal, em proposição feita pelos vereadores Roseli Isidoro e André Passos, do PT, e o ex-vereador Ney Leprevost (PP), agora deputado estadual. O consenso dos parlamentares em beneficiar a área da saúde da cidade encontrou eco na parceria proposta pela carta de intenções do superintendente do hospital, Luiz Antonio Negrão Dias. “O Hospital Erasto Gaertner necessita da participação de todos para cumprir sua missão institucional de combater o câncer com humanismo, ciência e afeto e, com isso, adequar as necessidades da comunidade que chega para atendimento e tratamento”, declarou Negrão, para mostrar que as necessidades imediatas da pediatria da instituição têm que ser atendidas em tempo hábil e com a qualidade tecnológica exigida.
Segundo Negrão, “diariamente o Hospital Erasto Gaertner realiza atendimentos ambulatoriais e cirurgias, além de sessões de radioterapia e quimioterapia, exames de radiologia, tomografia computadorizada, mamografia e inúmeros outros procedimentos que visam o bem-estar do paciente”. O hospital passa por reformas constantes para adaptar suas instalações à necessidade de atendimento dos 149 leitos, 26 dos quais destinados à pediatria, que conta, ainda, com o trabalho voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Ano passado, o hospital atendeu 204 mil pacientes, sendo 22.734 pacientes que retornaram e receberam cuidados no ambulatório, na radioterapia, quimioterapia e fisioterapia. Foram também descobertos 283 novos casos de câncer
Equipamentos
A maior demanda de atendimento do hospital está concentrada em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os vereadores autores da emenda vão colaborar para que o hospital possa adquirir um carrinho de anestesia, dois monitores multiparamétricos de cuidados críticos, dois oximetros para monitoração de pacientes, um eletrocardioversor para reversão de quadros de arritmia e animação, dois respiradores pulmonares para beneficiar, principalmente, crianças com baixo peso e aumentar a segurança na anestesia e dois oxicapinógrafos, que servem para registrar os sinais vitais do paciente.