Equipe da prefeitura pode ajudar nas construções

por Assessoria Comunicação publicado 07/07/2009 18h30, última modificação 24/06/2021 10h30
Famílias cadastradas na Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba) que têm direito e optam pelo sistema de alvará simplificado poderão ter assistência técnica construtiva de arquiteto e engenheiro públicos. O benefício está previsto em projeto do vereador Celso Torquato (PSDB), apresentado na Câmara de Curitiba.
A ideia do parlamentar é criar a “figura” do arquiteto e engenheiro públicos com profissionais habilitados do quadro da prefeitura. “Com a assessoria técnica, as pessoas poderão dispensar a contratação de arquiteto ou engenheiro para o projeto da construção e acompanhamento da obra. “Frear a ocupação irregular do solo é fundamental para a qualidade de vida dos moradores, preservação do meio ambiente e busca de cidades sustentáveis”, argumenta o vereador tucano.
Acessos
Torquato destaca, ainda, que “assistências técnica e jurídica às comunidades e grupos sociais menos favorecidos conclui que a assessoria em arquitetura e urbanismo constitui em instrumento de direito ao acesso à moradia e à cidade.”
Entre os objetivos da proposta estão harmonizar o convívio entre o homem e o meio ambiente e contribuir para a construção de forma regular, respeitando a legislação vigente. Como resultado, segundo Torquato, podem ser minimizados os impactos ambientais provocados pela proliferação de construções irregulares e estimulada a adoção de soluções ecologicamente corretas nas construções, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.