Entregues prêmios de Ecologia e de Profissional do Ano
Sessão solene realizada no Palácio Rio Branco, na noite desta quinta-feira (23), homenageou profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação e pessoas e entidades ligadas à preservação do meio ambiente. “São duas distinções honoríficas importantes e vocês foram selecionados criteriosamente”, saudou o vereador Pedro Paulo (PDT). Primeiro-secretário da Câmara Municipal, ele entregou o prêmio Ecologia e Ambientalismo à Aliança para o Desenvolvimento Comunitário da Caximba (Adecom).
Pedro Paulo destacou que é “fundamental creditar mérito àqueles que ajudam a construir a cidade real”. “Vocês são destacados construtores desta cidade. É nosso agradecimento. Ser o melhor é fazer sempre o bem”, continuou. Na presidência da sessão, Felipe Braga Côrtes (PSD) acrescentou: “Pessoas de bem é do que precisamos no país, em todas as áreas”.
Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Sigep), Abílio de Oliveira Santana agredeceu em nome dos homenageados: “Todos nós somos empreendedores, com ou sem CNPJ”.
Indicado pelo vereador Mauro Ignácio (PSB), Santana foi um dos seis premiados no Profissional do Ano. “Toda organização é feita de pessoas, não podemos pensar apenas nos lucros. Esta homenagem nos dá ainda mais entusiasmo para fazermos nossa parte e termos uma Curitiba melhor e um país mais justo”, finalizou.
No Profissional do Ano, também receberam o prêmio: Anderson Vinotti, por iniciativa de Jorge Bernardi (Rede); Andreia Cristina Caldani, via Jonny Stica (PDT); Pedro José de Andrade, por Geovane Fernandes (PTB); Zilton Brol, por Felipe Braga Côrtes; e Mirta Maria Tessaro, via Tito Zeglin (PDT). A homenagem foi criada pela lei municipal 14.302/2013 – antes disso, o título era de Mérito Operário Padrão.
Prêmio Ecologia e Ambientalismo
Instituído há 13 anos, pela lei municipal 10.662/2003, o prêmio Ecologia e Ambientalismo homenageou, além da Adecom, a Asociação Fukuoka do Sul do Paraná, indicada por Felipe Braga Côrtes, e o Grupo Escoteiro Dom Orione 112 PR, por iniciativa de Dona Lourdes (PSB).
A honraria também reconhece a atuação de pessoas em prol da causa ambiental. Nesse caso, receberam o título: Alessandro Panasolo, homenageado por Bruno Pessuti (PSD); Edson Sadao Imoto, iniciativa de Geovane Fernandes; Fernando Costa Straube, por Julieta Reis (DEM); Maria de Lourdes Rusik Gonçalves de Oliveira, por Helio Wirbiski (PPS); Maria de Lourdes Todeschini, via Chicarelli (PSDC); e Rubens Trevizan, por Aldemir Manfron (PP). Manoel de Lima Neto, indicado por Toninho da Farmácia (PDT), não pode comparecer à solenidade.
A cerimônia teve a participação do Coral Thalia, regido pelo maestro Paulo Khün e acompanhado pelo cantora Ellisana Khün. O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, representou o prefeito Gustavo Fruet. Além dele e dos vereadores Pedro Paulo, Braga Côrtes e Dona Lourdes, sentaram à mesa do evento Edson Iede, chefe-geral da Embrapa; Patricia Lopes Panasolo, presidente da Associação Paranaense de Juízes Federais; e Alaim Fortes Stefanello, presidente da Comissão de Direito Ambiental da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os homenageados de 2016 dos prêmios Ecologia e Ambientalismo e Profissional do Ano foram instituídos pelos decretos legislativos 3/2016 e 4/2016, respectivamente. Mais fotos do evento estão disponíveis no Flickr da Câmara Municipal de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba