Entregue prêmio João Paulo II a integrantes da Igreja Católica

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2017 09h00, última modificação 15/10/2021 12h24

Em sessão solene na noite desta quarta-feira, a Câmara de Curitiba realizou a entrega do prêmio João Paulo II, instituído pela lei municipal 11.765/2006, honraria destinada a quem se destaca em apoio às causas defendidas pela Igreja Católica. Em 2017, foram homenageadas a Casa da Cultura Polônia Brasil, por Tito Zeglin (PDT), e os padres José Antônio Shi Chang Xiao, por Julieta Reis (DEM), Regis Soczek Bandil, por Geovane Fernandes (PTB), e Maurício Gomes dos Anjos, por Bruno Pessuti (PSD).

Em sua saudação oficial, Tito Zeglin (PDT) enfatizou a trajetória de Karol Wojtyla, eleito pontífice em 1978, quando recebeu o nome de João Paulo II. “Incansável viajante, percorreu mais de um milhão de quilômetros em 104 viagens a 129 países”, contou. “Ao longo de seu ministério pastoral, chamou a atenção para o drama dos mais necessitados e oprimidos do mundo. Sempre defendendo a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso, foi o primeiro papa a pregar em uma igreja protestante e em uma sinagoga, e o primeiro a pôr os pés em uma mesquita”, frisou Zeglin.

Para agradecer a honraria recebida, o padre Maurício Gomes dos Anjos citou um trecho do evangelho de São João: “Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”. Ele se disse honrado pela homenagem recebida e afirmou que, para os cristãos, não existem “coincidências, mas providências”. “Hoje nos resta elevar a Deus gratidão por este gesto público, por atos realizados por Ele. […] Acredito que os homenageados concordam comigo: receber esse prêmio não significa nenhuma honra humana, mas um sinal de que Deus age por meio desses instrumentos frágeis e limitados”, disse.

A solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário da Câmara, Bruno Pessuti. Também participaram da sessão o arcebispo emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, o cônsul geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski, o vereador Oscalino do Povo (PTN) e Nelson Bucker, representando a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Winkeler.

Todas as fotos da solenidade podem ser conferidas no Flickr da Câmara Municipal. Confira aqui o currículo dos homenageados.