Entrega de título a Cid Cordeiro reúne trabalhadores
O economista Cid Cordeiro Silva recebeu, na última sexta-feira (24), a cidadania honorária curitibana, proposta pelo ex-vereador Manassés Oliveira, atual secretário municipal para Assuntos Metropolitanos. Presidida pelo vereador Pedro Paulo (PT), quarto-secretário da Câmara de Curitiba, a cerimônia foi realizada no plenário da Casa, por solicitação do vereador Francisco Garcez (PSDB), amigo de longa data do homenageado e do secretário.
"Como sindicalista, Cid faz parte da nossa história, das negociações e conquistas. Como economista, é figura de projeção nacional e internacional", resumiu Manassés Oliveira, que também é sindicalista, em seu discurso de saudação. O secretário destacou que o movimento sindical atravessa momento ímpar, com a conquista de grandes desafios graças à dedicação dos trabalhadores. Também traçou os principais pontos da vida do homenageado, pessoais e profissionais, emocionando os convidados.
Após receber o título, em meio aos aplausos do plenário lotado, Cid Cordeiro falou da sua participação diária em movimentos sindicais e dedicou a homenagem aos demais sindicalistas presentes. "A homenagem que recebo não é individual, mas coletiva, resultado de uma longa caminhada, do relacionamento interpessoal, que nos provoca, motiva e realiza".
Falou sobre a economia brasileira, dizendo que o País passa por um novo ciclo e tem a maior taxa de crescimento dos últimos 30 anos. "O Brasil está crescendo por causa de um destes sindicalistas. Isto é o que eu sempre sonhei para o nosso País", destacou, citando a mudança do perfil de renda dos trabalhadores e a valorização do salário mínimo. "Reconquistamos a possibilidade de viver em um País para frente, com as condições que sempre sonhamos. A crise mundial não vai conseguir atrapalhar os avanços brasileiros", opinou.
Presenças
A vereadora Professora Josete (PT) acompanhou a concessão da honraria. Também prestigiaram a solenidade o deputado estadual Professor José Lemos (PT), coronel Luiz Fernando Silveira, que representou o comandante da 5ª Região Militar – 5ª Região do Exército, general de divisão Alberto Márcio Ferraz Sant’Ana; presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, Luiz Antonio Rubin; presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – Paraná, Juvenal Pedro Cim, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Clementino Tomaz Vieira.
Ainda, estavam presentes Leandro Nunes Meller, da Fundação de Ação Social (FAS); Raimundo Ribeiro Santos Filho, da Central Única dos Trabalhadores; Sinval Dias dos Santos, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); Luiz Adão Marques, presidente estadual do PSDC; Nuncio Mannala, coordenador de Relações do Trabalho do Estado do Paraná; Rafael de Lala, do Comitê Executivo do Grupo Integrado de Ações Federativas do Paraná; ex-delegado de trabalho Geraldo Seratiuk. Paulo Zanetti, da Força Sindical do Paraná; Carlos José Zimmer, da coordenação festiva de Trabalhadores do Estado do Paraná, e Marlei Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba