Entrega de prêmio marca Dia Mundial da Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2010 19h00, última modificação 29/06/2021 08h40
A entrega do Prêmio Mérito de Saúde, na noite desta quarta-feira (7), lotou o plenário do Palácio Rio Branco. A honraria, entregue anualmente a nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais do setor, é uma iniciativa de diversos vereadores.
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) destacou, ao fazer a saudação, a dedicação destes trabalhadores à vida do próximo. “Sabemos que renunciam ao convívio com suas famílias, inclusive em datas especiais, como Natal, Páscoa, Ano Novo,  acreditando em um bem maior, que é a promoção da saúde das pessoas”, afirmou. Ela ainda destacou o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) 2010: “1000 Cidades, 1000 Dias”, analisando os efeitos da urbanização sobre a saúde coletiva e individual. Finalizando, disse que existem pessoas que depositam diariamente seus esforços em benefício dos demais, “vencendo o poder econômico, que muitas vezes tenta suplantar o valor da vida.”
A vereadora lembrou que 7 de abril também é o Dia do Jornalista. “São profissionais que têm papel fundamental na sociedade”, comentou Noemia, acrescentando que as duas categorias se encontram dentro da estrutura social  “porque a medicina ganha destaque através das informações, chegando, assim,  mais rápido à sociedade.”
Agradecimento
A antropóloga e socióloga Luciana Ferraz, da entidade Brahma Kumaris, fez o agradecimento em nome de todos os homenageados. Ela explicou a organização e o tripé que rege a entidade: aspecto espiritual, relações humanas e disseminação dos valores humanos. Falou da importância do reconhecimento do trabalho. “É uma honra e, principalmente, um incentivo”, afirmou sobre a premiação. Finalizou agradecendo às pessoas que  contribuíram para a solenidade.
Homenageados
O médico Alexander Buarque Costa Cardoso  foi o indicado por Algaci Tulio (PMDB); a Brahma Kumaris pelo vereador Aldemir Manfron - PP; o médico Eduardo Massayuki Nagai pelo vereador Denilson Pires – DEM;  o ministro evangélico Ismael Rodrigues dos Santos por Mara Lima – PSDB; o cirurgião José Jacyr Leal por Noemia Rocha – PMDB; o oncologista Lauro Toshiharu Araki pelo vereador Zé Maria - PPS; Luiz Augusto Fonseca Nigro por Tito Zeglin – PDT; Paulo Ricardo Petry por Dona Lourdes – PSB; a enfermeira Rejane Maestri Nobre Albini por Julieta Reis – DEM;  a nutricionista Angela Cristina Lucas de Oliveira por Jair Cézar – PSDB; o dermatologista Carlos Alberto Camorim Fatuch por Serginho do Posto – PSDB; a enfermeira Cleide Aparecida de Oliveira por Emerson Prado – PSDB e o médico Edgar Schiefelbein, por Roberto Hinça – PDT.
Prestigiaram a solenidade a secretária municipal de Saúde, Eliane Chomatas; Irma Naneth Gonçalves de Souza, da Fundação de Ação Social; o ex-secretário municipal do Governo, Rui Hara; a diretora-geral do Hospital de Clínicas, Heda Amarante, e Gleisi Hoffmann, do Partido dos Trabalhadores, entre outros.