Entrada gratuita: Câmara de Curitiba recebe Feira Mamute neste sábado

por Pietra Hara*, especial para a CMC — publicado 06/11/2024 13h55, última modificação 06/11/2024 15h40
O evento, sediado na CMC, tem entrada gratuita e programação das 11h às 20h. A Feira Mamute conta com apresentações culturais, exposição de produtos artísticos e experiências gastronômicas.
Entrada gratuita: Câmara de Curitiba recebe Feira Mamute neste sábado

Na edição de 2023, a feira Mamute alcançou o público de seis mil pessoas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No próximo sábado (9), das 11h às 20h, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre as portas para a 6ª edição da Mamute Feira Gráfica, mostra de arte e cultura que tem como objetivo impulsionar produções artísticas locais, e trazer nomes nacionais e internacionais para a cidade. Em funcionamento desde 2018, a feira acontece pelo terceiro ano consecutivo no estacionamento da Câmara dos Vereadores e na Praça Eufrásio Correia, ao lado da Casa do Legislativo de Curitiba, com entrada gratuita.

O evento deste ano conta com mais de 158 expositores de 13 estados brasileiros, Argentina, Paraguai, Uruguai e Cuba. Artistas dos ramos da literatura, fotografia, produção gráfica, moda e diversas outras áreas compõem a lista de participantes da feira, que também terá espaço gastronômico, apresentações musicais e a Mamutinha, programação especial para crianças. “A Mamute já tem um reconhecimento nacional entre artistas gráficos independentes, criando um espaço de troca entre artista e público”, afirma a diretora da Mamute Feira Gráfica, Ana Hupfer. 

Com a continuidade da parceria entre a Câmara Municipal e os organizadores da feira, a Mamute preserva a interação da arte independente com a sede do Legislativo curitibano, promovendo a movimentação de uma área significativa do centro da cidade. A CMC é o local de realização do evento desde 2022. “[A feira] também ocupa a casa política dos cidadãos curitibanos, criando um território temporário para a arte e o encontro entre as pessoas no espaço público", destaca Ana. 

Um dos objetivos da realização da mostra é a promoção da economia criativa. De acordo com os organizadores do evento, a Mamute já movimentou mais de R$760 mil reais entre seus expositores, cumprindo seu objetivo de fomentar a valorização do segmento do mercado criativo. Agora, as expectativas são de que, se a feira atingir a mesma média de vendas das duas últimas edições, no dia 9 de novembro a Mamute completará mais de R$1 milhão de faturamento desde o seu lançamento.

A programação musical deste ano conta com apresentações de artistas locais desde o início da feira. Às 11h, a DJ Selecta Manzana abre o palco, montado no estacionamento da Câmara Municipal, com sua discotecagem com discos de vinil. Na sequência, a Roda de Samba com Maria Navalha toma posse do palco, seguida pelo grupo feminino de música brasileira instrumental Muçurana e a artista de sets que misturam o clássico com o underground, DJ Kosmica. Para encerrar a noite, o coletivo musical Imã se apresenta com uma performance imersiva.

A 6º edição da Mamute Feira Gráfica  é uma realização da Gloriosa Produção Cultural, com apoio da Câmara Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques