Entidades terão recursos de emendas

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2012 17h50, última modificação 16/08/2021 09h45
As emendas ao orçamento de Curitiba para este ano que direcionam investimentos para a assistência social chegaram a R$ 4,3 milhões e contemplaram iniciativas que apoiam deficientes intelectuais e físicos, pessoas em situação de risco e carentes, idosos e dependentes químicos. O grande número de instituições que receberão recursos apresenta também perfis variados de atuação e públicos alvo.
Dentre estas entidades pode se destacar a Associação Fênix, que oferece cursos e atendimento psicológico para crianças e adolescentes, atendimento especializado a portadores do vírus HIV (Aids) e também para  vítimas de abuso sexual e violência doméstica. Outra é a Associação Alírio Pfiffer, que dá apoio aos centros de transplante de medula óssea. A AMCIP  (Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção) atua em favor da prevenção a deficiências, procurando diminuir sequelas oriundas de gestações de risco, patológicas ou de fetos que apresentem síndromes e de nascimentos prematuros.
Também foi beneficiada a Fundação Pró-Hansen, que  trabalha no atendimento clínico aos portadores de hanseníase, ao ensino e à pesquisa científica, promovendo também a reintegração social dos pacientes. Dentre seus objetivos, está a continuidade à pesquisa visando a erradicação desta doença. Já a Associação de Educação Familiar e Social do Paraná atende crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva nos graus leve, moderado, severo e profundo. A Associação Santa Terezinha de Reabilitação Auditiva (Astrau) também oferece auxílio aos surdos com várias atividades.
A Associação de Assistência à Mucoviscidose no Paraná, que trata de portadores da fibrose cística, e a APACN, (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), que presta assistência a crianças e adolescentes carentes portadores de câncer integram também a lista de instituições que receberão apoio financeiro por meio de emendas ao orçamento de 2012 propostas pelos parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba.