Entidades paranaenses recebem prêmio dia 3

por Assessoria Comunicação publicado 28/04/2005 16h00, última modificação 21/05/2021 16h12
Cinco entidades paranaenses receberão dia 3 de maio, em São Paulo, o  Prêmio Bem Eficiente 2005, concedido anualmente às 50 entidades filantrópicas mais eficientes do País. São a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial – Afece, Hospital Pequeno Príncipe, Pequeno Cotolengo do Paraná, Socorro aos Necessitados e a Apae de Rolândia. Representantes de quatro delas estiveram na Câmara Municipal e fizeram convite ao presidente, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), para a solenidade, que acontecerá às 19h30, na Sala São Paulo. As entidades concorreram com outras 355, avaliadas conforme seus resultados organizacionais, financeiros, operacionais, além de transparência e impacto social.
No Legislativo, os dirigentes informaram que a premiação tem o objetivo de reconhecer publicamente as entidades filantrópicas brasileiras que demonstraram eficiência em suas áreas de atuação. A análise leva em consideração 42 critérios de avaliação na área de beneficência, conforme padrões internacionais.
Derosso prestou total apoio às ações desenvolvidas, destacando sua importância para a cidade e o Estado.
Afece
A Afece mantém a Escola de Educação Especial São Francisco de Assis, que atende 84 crianças, jovens e adultos com deficiência mental, em sua grande maioria severa, pertencentes a famílias carentes. Segundo a diretora administrativa da entidade, Nilda Mott Loiola Gonçalves, para atender um número maior de pessoas, a entidade pretende construir uma nova sede, no bairro Tarumã. O terreno foi doado pelo governo do Estado e está sendo preparado. “Muito mais ainda temos por fazer e precisamos somar esforços para concretizar o sonho da nova sede. Com o prêmio, a expectativa é  aumentar a receita para investir em nossos projetos sociais”, afirma.
Pequeno Príncipe
Maior complexo hospitalar exclusivamente pediátrico do Sul do País, o Hospital Pequeno Príncipe oferece, hoje, atendimento a 32 especialidades de saúde e 345 leitos, sendo 62 em UTI. Iniciou sua história em 1919 e, em 56, passou a ser gerido pela Ong Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, tendo realizado, em 2004, mais de 181 mil atendimentos ambulatoriais, 13 mil cirurgias, além de transplantes e milhares de exames.    Conforme a instituição, sua atuação é pautada no atendimento humanizado, que reflete o amor à criança; aprimoramento técnico-científico e democratização da informação.
Pequeno Cotolengo
No Pequeno Cotolengo do Paraná residem 240 crianças, adolescentes e adultos órfãos, portadores de múltiplas deficiências e dependentes de cuidados especiais básicos, a maioria encaminhada por ter sido abandonada ou oriunda de famílias cujas mães perderam a guarda de seus filhos. Sua missão é “acolher e proporcionar melhoria na qualidade de vida destas pessoas, através de um atendimento especializado, que promova condições para o seu desenvolvimento psico-motor”. São oferecidos programas de alfabetização na Escola de Educação Especial, psicologia, terapia ocupacional, equoterapia, fonoaudiologia, atendimento médico e odontológico, além de alimentação controlada por nutricionista.
Socorro aos Necessitados
Presidida por Antonio Carlos dos Santos Lima, a Sociedade Socorro aos Necessitados foi fundada em 1921, com o objetivo de atender mendigos. De lá para cá, vem praticando o bem, assistindo, atualmente, 160 crianças na creche Meu Pequeno Reino  e 106 idosos, no Lar Recanto do Tarumã, já tendo sido agraciada anteriormente com o mesmo prêmio. Os idosos recebem moradia, alimentação e vestuário, além de assistência médica, odontológica e farmacêutica, entre outras. As crianças são recebidas em regime de semi-internato, das 7h às 18h. A entidade conta, hoje, com mais de 200 voluntários, que atuam em diversos setores.