Entidades filantrópicas premiadas merecem destaque

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2006 20h40, última modificação 10/06/2021 07h50
Os vereadores João Cláudio Derosso (PSDB) e Roseli Isidoro (PT), em nome da Câmara Municipal de Curitiba, prestaram homenagem a duas entidades filantrópicas de Curitiba, que receberam o Prêmio Bem Eficiente 2006, no último dia 06. A homenagem aconteceu nesta quarta-feira (14), no plenário do Legislativo. As entidades homenageadas pelos parlamentares foram a APACN, Associação paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, e a Fepe, Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, representadas pelos seus presidentes, Mariza Del Claro e José Alcides Marton da Silva, respectivamente.
A vereadora Roseli Isidoro, que fez a saudação oficial da Casa, comentou esta ser uma homenagem dos 38 vereadores, já que a proposta foi aprovada por unanimidade. “Não é a primeira vez que as entidades, que são de Curitiba, recebem o prêmio, que é nacional”, destacou a vereadora, comentando sobre os 42 critérios avaliados para a premiação. “O que nos chamou a atenção foram os critérios, que compreendem o repasse dos recursos, a eficiência da entidade, organização e gestão, entre outros”, disse Roseli.
Para Mariza Del Claro, que ocupou a tribuna da Casa para agradecer a Câmara de Curitiba, “receber este prêmio pela terceira vez nos traz muita alegria porque há o reconhecimento da eficiência, responsabilidade e transparência do trabalho que nós, voluntários e profissionais, desenvolvemos”, considerou a presidente da APACN.
José Alcides Marton da Silva, da Fepe, agradeceu aos vereadores, aos quais considera amigos e parceiros. “A Fundação Ecumênica recebe o prêmio em nome de todos os que trabalham pela entidade, que somam forças para transformar as ações em cada vez melhores”, disse José Alcides, ressaltando que, da região Sul do Brasil, apenas Curitiba recebeu o prêmio este ano.
O presidente da Fepe lembrou, ainda, de reivindicações por ele alcançadas através da Câmara. “Com a colaboração da Casa, já conseguimos que todas as crianças deficientes que necessitam de transporte escolar não paguem mais por ele”, disse. José Alcides ressaltou que a entidade é referência no País no teste do pézinho, realizado em recém-nascidos, atendendo 18 mil bebês por mês.
A APACN e a Fepe, além de serem as únicas do Sul do Brasil a receberem o Prêmio Bem Eficiente, são também tricampeãs na premiação. Ambas estão na lista das 50 melhores entidades dos últimos dez anos.
APACN
A APACN foi fundada em 1983, a partir de um gesto de solidariedade de médicos e vários casais com filhos portadores de algum tipo de câncer. A iniciativa foi a primeira do Brasil. A entidade é filantrópica e sem fins lucrativos, sendo considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal.
Atualmente, a APACN conta com mais de 300 voluntários que dão assistência ao tratamento, proporcionando às crianças com câncer os subsídios necessários para a cura e sua qualidade de vida.
Fepe
A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional atua nas áreas de educação especial e saúde. São duas escolas especiais, que atendem cerca de 390 alunos. Com o teste do pézinho, a entidade cobre 399 municípios do Paraná, além do trabalho de conscientização da gestante, capacitação dos profissionais de saúde, exames laboratoriais e acompanhamento dos diagnosticados.
Prêmio Bem Eficiente
Há 10 anos o Prêmio Bem Eficiente presta reconhecimento às entidades que tiveram desempenho profissional fazendo o bem. É outorgado anualmente para as 50 entidades beneficentes mais bem administradas do País, sendo avaliadas segundo resultados organizacionais, financeiros, operacionais e impacto social.