Entidades declaram apoio à TI na Comissão de Urbanismo

por Assessoria Comunicação publicado 11/03/2014 11h15, última modificação 22/09/2021 09h02

Entidades do setor da Tecnologia da Informação (TI) estiveram na Câmara de Curitiba, nesta terça-feira (11), para declarar apoio à iniciativa de 18 parlamentares que inclui nas competências da Comissão de Urbanismo a análise de projetos da área. Idealizada pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a proposição 011.00001.2014, hoje na ordem do dia para recebimento de emendas, alinha o Legislativo à decisão tomada pelo Executivo de criar uma secretaria municipal para tratar do tema (005.00462.2013, ainda em tramitação).

Na comitiva, estiveram Marcos Gomes, da APL do Software, Oscar Monteiro, da Central de Negócios de Tecnologia da Informação de Curitiba, José Carlos Roccon Filho, diretor da área de TI da Universidade Positivo, Izoulet Côrtes Filho, da Curitiba Offshore, Jefferson Bellenda, da Associação do Parque do Software, e Maurício Roberto Doebeli, da GTI Consultoria em Gestão.

O projeto constará na ordem do dia por três sessões plenárias, por se tratar de uma alteração no Regimento Interno da Câmara. Depois disto, se não houver nenhuma sugestão dos parlamentares, ele será votado em plenário. A ideia de fazer a mudança surgiu em uma reunião da comissão, no início de fevereiro, quando Felipe, Jonny Stica (PT), Helio Wirbiski (PPS), Bruno Pessuti (PSC) e Toninho da Farmácia (PP), membros do colegiado, trataram do assunto.

Na prática, a proposição altera o artigo 60 do regimento interno, que passaria a ser escrito assim: “(cabe) à Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologia da Informação exarar parecer sobre matéria atinente aos planos de desenvolvimento urbano, controle do uso do solo urbano, sistema viário, trânsito, parcelamento do solo, edificações, realização de obras públicas, política habitacional do Município e tecnologias da informação e software”. Com isso, todo projeto de lei que trate do assunto terá que ser analisado pela comissão antes de ser votado por todos os parlamentares.