Ensino fundamental pode ter cultura afro-brasileira

por Assessoria Comunicação publicado 17/11/2008 17h55, última modificação 22/06/2021 09h15
A introdução do estudo da cultura afro-brasileira na disciplina de história no ensino fundamental de Curitiba pode se concretizar em 2009. Projeto de lei instituindo esta medida, “considerada importante para o conhecimento sobre a rica cultura importada durante o período escravagista”, apresentado pelo vereador Jorge Bernardi (PDT), está em apreciação pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal.
Durante a reunião desta segunda-feira (17), o presidente, Jair Cézar (PSDB), e demais integrantes aceitaram parecer do vereador Élcio Pereira (PPS), para que a matéria seja adequada legalmente. O relator afirmou que “este estudo é um avanço, propiciando condições de entendimento no combate ao racismo.”
Para Bernardi, a oportunidade do conhecimento sobre a cultura afro-brasileira desmistifica uma série de paradigmas que têm impedido visão clara e igualitária entre descendentes. “Assim como se estuda a história de milhares de civilizações, é fundamental que se passem os valores culturais herdados do continente africano já na idade escolar”, diz.
Outros
Outros projetos que também fizeram parte da pauta analisada nesta segunda vão permitir concessão do título de Consagração Pública às empresas de destaque neste ano; Mérito de Saúde, para profissionais da área; Cultura e Divulgação, para aqueles que se empenharam na divulgação do desenvolvimento de Curitiba, e Prêmio Cidade de Curitiba. Todos serão entregues em março do ano que vem, durante as comemorações do aniversário da cidade
Fazem parte desta comissão, junto com o presidente Jair Cézar, os vereadores Julieta Reis (DEM), Angelo Batista (PP), Jorge Bernardi, Professora Josete (PT), Serginho do Posto (PSDB), Sérgio Ribeiro (PV), Élcio Pereira e Pastor Valdemir Soares (PRB).