Engenheiro Luiz Felipe Campelo é vulto emérito de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 21/06/2018 21h55, última modificação 27/10/2021 09h15

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), entregou, na noite desta quinta-feira (21), o título de Vulto Emérito de Curitiba ao engenheiro mecânico e entusiasta da condução de veículo fora-de-estrada 4x4 na capital e no Paraná, Luiz Felipe Munhoz Campelo. A honraria é concedida a cidadãos que nasceram em Curitiba e que prestaram relevantes serviços à cidade. A proposta original (007.00002.2017) foi convertida na lei municipal 15.077/2017. A solenidade, que foi acompanhada também pelos vereadores Toninho da Farmácia (PDT) e Mauro Ignácio (PSB), ocorreu no Palácio Rio Branco.

Confira mais fotos no flickr.

Serginho do Posto lembrou que decidiu fazer a homenagem depois de saber o que Campelo fez pelo esporte. “Pelos anos que se dedicou, a gente entendeu que seria justa a homenagem”. Para o propositor, “o Luiz representa muito para o esporte automobilístico. A paixão dele começou com motos e terminou com veículos 4x4”, enalteceu o presidente, lembrando que o novo vulto emérito promoveu diversos eventos “que levaram o nome de Curitiba e do Paraná para o destaque nacional.”

No telão, dois vídeos foram mostrados: um com diversos depoimentos de amigos sobre o homenageado e outro feito por Campelo sobre sua trajetória, que contou com a colaboração de diversas pessoas presentes. “Nesse esporte ninguém faz nada sozinho, é só com vocês. Obrigada”, comemorou. Ele lembrou momentos de seu trabalho pelo reconhecimento do motocross em Curitiba, como a primeira pista da cidade, construída por ele no Parolin, depois a do Cotolengo. “Fui lá, projetei, fiz. Depois, em 83 fiz outra em Campo Magro.”

Serginho do Posto falou ainda sobre o trabalho da Câmara sob sua condução. “Temos feito um esforço muito grande, principalmente na legislatura que iniciou no ano 2017, para que Câmara possa produzir leis e ações que vão ao encontro dos cidadãos. Primeiro leis que possam alcançar de forma universal aos munícipes. Segundo com a economia que estamos fazendo. Estamos focados ainda na transparência desta Casa”, garantiu.

Também estiveram na solenidade o conselheiro do Cetran-PR, Glenio Marcelo Cogo, o fundador da Federação de Motociclismo do Paraná e do Grupo Heróis do Motocross Moto Clube de Campo Largo, Luiz Carlos Perussolo, o presidente do Bocasuja off-road de Tijucas do Sul, Adelar Fagundes, o diretor do Trail Clube de Curitiba, Cassius Vinicius Fernandes e Liderci Lopes, do Jeep Clube de Curitiba.

Trajetória
Luiz Felipe Munhoz Campelo idealizou diversos eventos, como por exemplo, o primeiro Campeonato Paranaense de Motocross (1972); Enduro da Madrugada (1986); raid de regularidade Curitiba 294 anos, no percurso Curitiba Castro, realizado pelo Jeep Clube de Curitiba (1987); raid de regularidade de Curitiba 298 anos, no percurso Curitiba-São Luiz do Purunã, também realizado pelo Jeep Clube de Curitiba (1991); raid de regularidade "Transparaná Off Road", realizado pelo Jeep Clube de Curitiba, Jeep Clube de Londrina, Trail Clube de Curitiba (1995); e prova de aventura "Trilha do Pernambuco" em percurso fechado na Serra do Mar no município de Guaratuba e realizado pelo Jeep Clube de Curitiba em 1997.

Ele participou de algumas construções relativas ao motocross, a começar pela primeira pista de motocross do Brasil, implantada no bairro Parolin. Nesta obra, o homenageado atuou como colaborador técnico e construtor braçal (1971); como coordenador geral da construção da pista de motocross no bairro Cotolengo (realizada pelo Moto Clube Cidade de Curitiba em 1979) e da pista de motocross em Campo Magro (PR) (realizada pelo Moto Clube das Araucárias em 1983).