Enfermeiros buscam apoio de vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2009 17h10, última modificação 25/06/2021 08h59
A defesa dos enfermeiros do Paraná por melhores condições de trabalho e qualidade de vida, além da gripe A, foram os temas abordados por Carlos Yamamuro, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado, na Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (12). Foi durante a tribuna livre, a convite do vereador Francisco Garcez (PSDB).
Na saudação, Garcez exaltou a importância da categoria, que tem contribuído para os avanços da medicina, da ética e da solidariedade humana. Apoiou, ainda, a luta do sindicato pela jornada de 30 horas semanais, ao invés das atuais 44, e destacou os perigos de contaminação que a categoria sofre, “já que se encontra na linha de frente do combate às doenças, principalmente com a nova gripe.”
“O Paraná é o segundo Estado com maior número de mortes pela gripe A no Brasil”, destacou Yamamuro, ao abordar o tema, lamentando a dificuldade na obtenção dos números reais e garantindo que há boatos e exageros quanto à doença, causados pela falta de informação. O sindicalista pediu o apoio dos vereadores à categoria, na luta por novas medidas pela assistência aos enfermeiros. Também comentou sobre a necessidade do respaldo como categoria independente, com direitos e deveres, respeito e condições profissionais de trabalho.
Yamamuro denunciou, na Casa, a irresponsabilidade de algumas instituições hospitalares no Estado que estão proibindo o uso de máscaras para não alarmar os pacientes. Optou, porém, por não citar quais são as instituições. Ainda parabenizou a Câmara pela sugestão de licença às grávidas, neste período de pandemia, por iniciativa do líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB).
Participação
Em nome das bancadas, esclareceram dúvidas com Yamamuro os vereadores Caíque Ferrante (PRP), Julião Sobota (PSC), Dirceu Moreira (PSL), Renata Bueno (PPS), Tico Kuzma (PSB), Denilson Pires (DEM), Roberto Hinça (PDT), Professora Josete (PT), Serginho do Posto (PSDB), Noemia Rocha (PMDB), Jair Cézar (PSDB) e Roberto Aciolli (PV).
O líder do prefeito salientou a parceria da Câmara de Curitiba com a prefeitura nas atividades da saúde e destacou a atuação dos enfermeiros na saúde municipal. “A prefeitura oferece treinamentos, cursos, concursos e gratificação especial aos enfermeiros dos seus quadros funcionais, o que representa o reconhecimento da administração à categoria”, comentou.