Enéas Faria receberá título na segunda

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h53

O ex-vereador Enéas Faria receberá na segunda-feira (28), às 20h, na Câmara Municipal de Curitiba, o título de Vulto Emérito, pelos bons serviços prestados às comunidades curitibana e paranaense, em todos os seus anos de vida pública, incluindo a representação em Brasília. A iniciativa é dos vereadores Luis Ernesto (PSDB) e Jônatas Pirkiel (PL) e foi aprovada por unanimidade de votos. O também ex-deputado estadual (1974), um dos mais votados da história paranaense, com 86.595 votos no Estado, e, em Curitiba, 65.178, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, Filosofia, Ciências e Letras e, ainda, Extensão Cultural, nas áreas de Direito e Ciências Políticas. Atuou na área de comunicação, fazendo marketing, rádio, televisão e jornal.
Senado
Seu feito mais importante, no entanto, foi o de candidatar-se ao Senado de República, em 82, assumindo o cargo de primeiro secretário, ao qual só chegaram, até hoje, dois paranaenses: o próprio Enéas e o ex-governador Ney Braga. Na primeira vez em que se candidatou, em 74, ficou na suplência do senador José Richa.
Em Brasília, compôs as comissões de Constituição e Justiça, de Relações Exteriores e de Municípios, de Agricultura e Serviço Público. Pela terceira vez, no Senado, depois de ter passado pela suplência de Affonso Camargo, Enéas Faria ingressou no Partido Social Trabalhista, dirigido por Alvaro Dias, representando a sigla no Paraná.
Foi de 96 em diante que, já fora da política, retornou aos meios de comunicação e, junto com Sylvio Sebastiani, lançou o livro “Governadores do Paraná – a história por quem construiu a história”.
A trajetória política de Enéas Faria foi brilhante e mereceu cumprimentos de todos os vereadores, que apoiaram o projeto de Luis Ernesto e Pirkiel. Em sua justificativa, Pirkiel relatou todo o compromisso político assumido por Faria, destacando “a inegável contribuição que realizou ao momento de redemocratização do País”.